Flores Plantas Suculentas

Onze Horas: características e cuidados da Portulaca grandiflora

Portulaca grandiflora, conhecida popularmente como ‘Onze Horas‘ é uma suculenta com flores da família Portulacaceae, nativa do Brasil, Argentina e Uruguai, e frequentemente cultivada em jardins. 

flor Onze Horas é uma das poucas plantas suculentas que possui um ciclo anual, de crescimento rápido, normalmente atingindo menos que 30 cm de altura. Possui ramos prostrados, bem ramificados, suculentos e macios, muitas das vezes em tons avermelhados. As folhas da planta Onze Horas são cilíndricas suculentas, levemente engrossadas, verdes e ficam dispostas de forma alternada nos ramos.

As flores são abundantes, vistosas e podem ser dobradas ou simples. Em várias cores diferentes como rosa, amarelo, laranja, branco, púrpura e várias misturas. Elas se abrem no período da manhã, em torno das onze horas, e fecham à tarde – isso acontece somente em dias ensolarados.

As flores da Onze Horas são ideais para serem plantadas em vasos, jardineiras ou em cestas, já que são pequenas, fáceis de cuidar e não dão muito trabalho. Para serem plantadas em jardins, a planta não precisa de muito espaço. Por ser muito delicada, ela não aguenta ser pisoteada, então, para quem possui animais de estimação em casa, o jardim precisa ser cercado.

Como plantar Onze Horas

A propagação das Onze Horas pode ser feita por sementes, que devem ficar na superfície do solo, pois precisam de luz para germinarem.

A dica é colocá-las à, no máximo 0,5 (meio) centímetro no substrato ou superficialmente, distribuindo uma fina camada de terra peneirada ou serragem por cima. As sementes de Onze Horas normalmente germinam em uma ou duas semanas.

Uma outra opção é propagá-la por estaquia, utilizando pedaços de ramos saudáveis de Onze Horas que enraízam quando plantadas em solo úmido. Nesse caso, o espaçamento recomendado entre plantas para o plantio em solo é de 10 a 40 cm.

Vaso

O ideal é usar um vaso com furos no fundo, para que a água seja drenada adequadamente. Coloque argila expandida e após um pedaço de manta de bedim, caso não tenha pode usar qualquer tecido bom para filtragem ou até mesmo utilizar filtro de café.

Solo

Essas flores irão se desenvolver em solo arenoso e para o crescimento ela precisa de um excelente sistema de drenagem. Caso o jardim da sua casa tenha um solo argiloso, cultive a flor Onze Horas em recipientes, pois o solo argiloso acaba retendo muita água, e isso causará a morte da flor.

O solo arenoso acaba sendo o mais indicado, pois ele possui uma textura leve e se destaca pela grande proporção de areia e uma pequena parte de argila, sendo o ideal para flores que precisam de um solo com boa drenagem.

Luminosidade

A Onze Horas irá precisar de cerca de seis a oito horas de luz solar por quase todos os dias, assim ela irá florescer melhor. Caso você a coloque em lugares com muita sombra, isso irá prejudicar o crescimento da flor e é quase provável que ela não abra suas flores.

Você pode colocar a Onze Horas em uma janela que pegue muita luz solar, caso você tenha sua planta dentro de casa. Se a flor estiver em um jardim, ela precisa estar em um local estratégico para que possa ter muita luminosidade, já que ela é uma planta que ama as estações quentes e o clima tropical.

Irrigação

A flor Onze Horas não precisa de muita umidade, mesmo não sendo muito tolerante à seca, mas para florescer é importante um pouco de umidade de uma forma equilibrada. A rega pode ser realizada se houver um longo período sem chuva, no clima quente do verão uma rega deve ser o suficiente para o desenvolvimento saudável da flor.

Se a temporada de chuva for muito longa, fique de olho e observe se o solo não ficou muito úmido, pois isso poderá danificar as raízes da Onze Horas e pode até mesmo apodrecê-las.

Temperatura e umidade

Por ser nativa de países tropicais, a flor Onze Horas gosta de muito calor e pouca umidade, mas ela pode tolerar climas úmidos e os frios da primavera, desde que ela não congele. A Onze Horas consegue ser bem tenra nas geadas e podem morrer durante o inverno, mesmo se as temperaturas não forem tão baixas, você ainda pode perder sua flor para o frio.

Em regiões quentes não haverá problemas no desenvolvimento ou na floração da Onze Horas, ela fica bem em temperaturas em torno de 26 ºC a uns 32 ºC. Caso você more em regiões que o calor atinja quase 40 ºC apenas fique de olho para ver se ela parece saudável e se o solo não está muito seco.

Adubação

A flor Onze Horas pode tolerar um solo menos “encorpado”, sem necessitar de fertilizantes. Porém, colocar fertilizantes balanceados de forma lenta no momento em que você for plantar a sua flor, pode ajudar muito no seu desenvolvimento saudável e para uma floração abundante.

Durante o período de crescimento da flor você pode fertilizá-la duas vezes, usando uma mistura rica em fósforo.

Poda

A Onze Horas irá precisar de uma poda leve e só deve ser podada se você morar em regiões onde a flor possa sobreviver o ano todo. O início da primavera é o melhor período para realizar a poda, antes que um novo crescimento comece a surgir.

Retire as partes que parecem doentes ou que morreram, caso a sua flor esteja muito densa é possível desbastá-la para melhorar a circulação de ar, isso irá evitar o surgimento de fungos. As flores gastas não precisam ser retiradas.

Pragas e doenças comuns

A flor Onze Horas pode ficar mais suscetível às pragas durante a primavera, portanto fique de olho nos pulgões, eles sugam a umidade das plantas e caso se fizer nas pontas onde estão crescendo novas mudas, pode matar a planta.

Em períodos de muita chuva, podem aparecer lesmas e caracóis, fungos também podem aparecer, geralmente pela umidade excessiva.

Como fazer a Onze Horas florescer

O segredo para que a Onze Horas floresça bem está na umidade, se caso ela não esteja produzindo flores abundantes o suficiente, certamente há algo errado com a umidade. Estas flores não gostam do solo úmido ou encharcado, e se estão em terrenos que retém muita umidade elas também não irão florescer.

Para melhorar a floração tente diminuir o número de regas, ou então coloque sua flor em um vaso durante um tempo, porque ele irá drenar a água mais rápido do que o solo.

Outro fator importante é a luminosidade, é preciso garantir que ela receba a quantidade de luz necessária, pois a Onze Horas gosta de luz e calor. Certifique-se que ela receba pelo menos seis a oito horas de luz solar direta diariamente.

Caso você tenha ela em um jardim ao lado de plantas que ofuscam a luz, é preciso aparar estas plantas para que a Onze horas receba a luminosidade necessária.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.