Cactos Plantas

Opuntia subulata: saiba como cultivar esse cacto rudimentar

Opuntia subulata ou Austrocylindropuntia subulata é uma espécie de cacto arbustivo nativo da América do Sul (Peru, Argentina e Bolívia) que pertence a família das cactaceae. O epíteto específico latino subulata significa “semelhante a furador”, referindo-se à forma das folhas rudimentares. Também é conhecido pelos nomes populares de alfinete de Eva ou agulha de Eva.

O gênero Opuntia foi assim nomeado em alusão à antiga cidade grega chamada Opus. As espécies deste gênero consistem nos típicos cactos dos desenhos animados, comumente encontrados em regiões áridas do México e Estados Unidos. No Brasil, são muito comuns na região nordeste.

É usado isoladamente em jardins ou vasos grandes. Em algumas regiões é  utilizado como cerca natural, porque forma povoamentos densos e contém espinhos que ferem e impedem a presença de animais.

Opuntia subulata atinge uma altura de 4 metros, com hastes alongadas de até 50 centímetros de cor verde. As aréolas estão na parte superior, e delas brotam de um a quatro espinhos retos, fortes e acinzentados com comprimento de até 6 centímetros. As folhas são rudimentares, finas e muito curtas, de 1 a 2 centímetros de comprimento, verdes.

Geralmente a floração ocorre em exemplares mais velhos, entre a Primavera e o Verão. As flores não abrem na totalidade, saem na parte terminal do ramo, alcançam 6 centímetros de comprimento, oferecem cores chamativas, entre o  vermelho, rosa e laranja.

Os frutos são ovoides a oblongos,  podem alcançar 10 centímetros. As sementes são ovoides e têm cerca de 1 centímetro de comprimento.

Imagem – Jardim Exótico

Cuidados com a Opuntia Subulata

Localização:

Como praticamente todos os cactos, esta espécie é uma amante do sol, um heliófilo que é chamado em termos técnicos. O significado desta palavra é o seguinte: um ser vivo (planta ou animal) que requer exposição direta ao sol para seu desenvolvimento.

Mas atenção: o fato de necessitar de muitas horas de sol não significa que deva ser colocado lá no primeiro dia de compra e muito menos se o tivessem protegido.

As queimaduras solares em cactos recém-adquiridos são muito frequentes, precisamente porque, é claro, estamos tão acostumados a ver fotos dessas plantas em seus habitats, ao sol, que quando as adquirimos nossa reação geralmente é colocá-las nesses locais. Mas você só pode colocar o seu opuntia subulata em uma exposição ensolarada se no viveiro já estava nessas condições, senão você vai ter que se acostumar aos poucos.

Solo:

O solo deve apresentar boa drenagem, tal como os outros cactos a Opuntia Subulata é sensível à podridão, deve ainda apresentar um bom teor de matéria orgânica, apesar de tolerar o solo pobre.

Rega:

É resistente à seca. No Verão regue regularmente, com o cuidado de deixar a terra secar completamente entre cada irrigação. Durante os meses frios, são necessárias pouquíssimas regas, apenas as necessárias para evitar o enrugamento.

Fertilização:

Do início da primavera ao final do verão. É aconselhável, embora não obrigatório, nutrir o seu Austrocylindropuntia subulata com fertilizantes para cactos, seguindo as indicações especificadas na embalagem. (Clique aqui para ver o produto indicado)

Multiplicação

Multiplica por sementes e estacas na primavera-verão. Como? Da seguinte forma:

Sementes

É um método pouco utilizado, mas pode ser feito de forma muito fácil simplesmente semeando nas sementes uma mistura de substrato de cultivo universal misturado com perlita em partes iguais, em um vaso com furos colocados na meia sombra (onde houver mais luz do que sombra).

Mantendo o substrato úmido (não encharcado), eles germinarão em cerca de duas semanas no máximo.

Estacas

É um método rápido e eficiente de obtenção de novas cópias. Por isso, você tem que cortar um caule, deixar a ferida secar por uma semana e depois plantar em um vaso individual com vermiculita (para ver o produto indicado Clique aqui) ou turfa preta misturada com perlita em partes iguais.

Para ter uma chance maior de sucesso, a base da estaca pode ser impregnada com hormônios de enraizamento (para ver o produto  Clique aqui).

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.