Flores

Orquídea Denphal: ela é conhecida por suas altas floradas!

Orquídea denphal é o nome popular da Dendrobium bigibbum e ela ficou conhecida com esse apelido porque muitas pessoas acreditam que ela provém de um cruzamento entre uma dendrobium e uma phalaenopsis, porém isso é apenas um mito.

No geral, apesar de parecer com a Phalaenopsis, ela é apenas uma dentre as espécies Dendrobium (mesmo assim, seu nome ficou e ela é conhecida dessa forma já há bastante tempo e, aqui no Brasil, ele é popular).

É provável que a Orquídea Denphal tenha sido descoberta há vários anos atrás, por volta do ano de 1967, com origem na região da Nova Guiné, além da região de Queensland na Austrália.

No mais, se você quer entender melhor sobre a Orquídea Denphal, os cuidados necessários e os detalhes para o seu crescimento e floração, é só continuar acompanhando o artigo abaixo até o final e aproveitar nossas dicas!

Características da Orquídea Denphal

A Orquídea Denphal é muito parecida com a Dendrobium no quesito aparência. No entanto, existem diferenças relacionadas às flores que são desenvolvidas apenas em uma haste central – no caso das Dendrobiums, é possível que elas se desenvolvam também em outras hastes e ficam mais dispersas.

Uma característica incrível da Orquídea Denphal, além de sua grande adaptabilidade e possibilidade de ser usada como decoração em diversos ambientes – e, claro, além de sua beleza estonteante, é a sua floração.

No caso, é uma planta com uma capacidade incrível de florescimento e, com isso, é capaz de que tenha flores por 3 meses se for bem cultivada.

Em relação a essas flores duradouras, é possível ressaltar que elas podem ter entre 3 e 10 centímetros, a depender do desenvolvimento individual de cada uma. Além disso, assim como outras espécies de orquídeas, é possível encontrar a Orquídea Denphal em diversas cores, como, por exemplo: branco, vinho, roxo, creme, amarelo, entre outras.

Floração da Orquídea Denphal

A floração da Orquídea Denphal é uma questão interessante e que é importante abordar com mais detalhes. No caso, como já mencionado, suas flores podem durar 3 meses – sendo que o comum para espécies irmãs é uma duração de 40 dias.

Também é necessário que ela tenha contato com temperaturas ligeiramente mais frias do que durante o dia, já que isso ajuda no seu desenvolvimento e em sua floração. Além disso, é essencial que o cultivo correto e o cuidado em relação às pragas sejam feitos para que ela consiga atingir seu ápice.

Como cultivar a Orquídea Denphal?

É possível encontrar as mudas da Orquídea Denphal em qualquer loja de paisagismo, floriculturas e, supermercados. Por ser uma espécie muito adaptável, popular e com possibilidade de ser usada dentro das casas, é facilmente encontrada em diversos locais.

A forma de cultivo vai seguir um padrão parecido sendo uma Orquídea Denphal mini ou não. No caso, você deve ter um vaso ligeiramente maior do que a planta, incluir um substrato fofo e soltinho, colocá-la em um local com ventilação leve e adubar conforme as recomendações gerais relacionadas à orquídeas.

Orquídea Denphal: como cuidar?

Chegou o momento de falarmos sobre os cuidados específicos com a Orquídea Denphal. Apesar de ser uma espécie que não tem muitos segredos nesse processo, é importante atentar-se à quantidade de sol direcionada a ela e ao processo de rega, dois pontos super importantes para o sucesso do plantio.

 Acompanhe abaixo com mais detalhes!

Clima

Como mencionado, a Orquídea Denphal é uma espécie originada na região da Nova Guiné e, por isso, seu clima preferido é o tropical e subtropical também.

Dessa forma, ela prefere uma boa quantidade de luz todos os dias e de forma difusa, principalmente. Ao mesmo tempo, também é uma planta que pode se adaptar a locais com sombra, desde que receba sol em determinados momentos do dia.

SHOPEE.COM.BR

3 Litros Substrato Para Orquídeas com Casca de Pinus e Carvão N2

Solo

O substrato ideal para a Orquídea Denphal é aquele padrão que sempre falamos por aqui, ou seja: fértil, enriquecido com bastante matéria orgânica e drenável também. Se quiser, é oportuno misturar cascalho no substrato para mantê-lo bem arejado também.

Poda

A poda da Orquídea Denphal é um processo voltado para a renovação da planta. No caso, o momento ideal é após a floração, assim que as flores caem – e desde que os ramos estejam mais secos. Cuidado para não cortar algum broto nesse processo.

Regas

As regas da Orquídea Denphal devem ser feitas 2 vezes na semana quando a estação for mais quente. No caso, incluir musgo no topo do vaso (em épocas mais secas e rias) pode ajudar a reter umidade e, dessa forma, as regas ficam mais espaçadas. 

Adubação

A Orquídea Denphal apresenta um crescimento e florescimento mais acelerado que as demais e, por isso, a adubação é um processo importante, principalmente, no período inicial do cultivo.

Para esse processo, utilize adubos químicos e orgânicos que sejam específicos para orquídeas.

Esperamos que o artigo sobre a Orquídea Denphal tenha sido útil. Aproveite e leia também sobre a Orquídea Bambu!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.