Ornamentais

Palmeira veitchia: características e dicas de cultivo

Você sabia que a Palmeira Veitchia é uma das plantas mais usadas por paisagistas para a criação de decorações tropicais em ambientes externos? É isso mesmo! Conheça tudo sobre ela antes de decorar a sua casa.

A palmeira veitchia, também conhecida como palma-de-natal, palmeira-de-manila e palmeira havaí, é nativa da Filipinas e seu ciclo de vida é perene. Essa palmeira, cujo nome científico é Veitchia Merrillii, pertence ao gênero das veitchia e a família das arecaceae. Com ciclo de vida perene, a planta em sua fase adulta pode atingir até 8 metros de altura.

As folhas da palmeira veitchia são verdes, grandes e levemente curvadas e o seu caule é comprido e fino, apresentando coloração verde na área mais próxima das folhas e amarronzada no restante da sua estrutura. Suas flores são de cor branca, delicada e hermafrodita, ou seja, uma única flor possui ambos os sexos. Já os seus frutos, conhecidos como coquinhos, são arredondados e de cor avermelhada.

Vale comentar que a frutificação da palmeira veitchia ocorre normalmente no verão e os frutos quando bem maduros são bem chamativos e podem atrair pássaros.

Como cuidar da Palmeira Veitchia?

Por se tratar de uma planta perene, é possível cultivar a Palmeira Veitchia em casa por muitos e muitos anos. Para isso, é preciso apenas tomar certos cuidados relacionados à jardinagem, como localização, rega e substrato. Conheça melhor cada um deles.

Plantio da Palmeira Veitchia

A Palmeira Veitchia é uma planta que não tolera baixas temperaturas e a falta de luz solar. Por isso, os lugares indicados para cultivá-la são ambientes externos, onde seja possível ficar exposta aos raios do sol por, pelo menos, 5 horas diárias.

Solo rico e drenável

Assim como todas as plantas de origem tropical, a Palmeira Veitchia precisa de um solo rico em material orgânico e drenável para crescer com saúde. E a melhor maneira de fazer isso é forrar o fundo, seja no vaso ou em um buraco no jardim, com cascalho, argila ou areia, o que facilita o escoamento da água.

Regas de acordo com a estação

A rega da Palmeira Veitchia é feita de duas maneiras diferentes, sempre de acordo com as estações do ano. Na primavera e no verão, o ideal é que a rega seja feita diariamente ou, no máximo, a cada dois dias. Já no inverno, o intervalo entre as regas pode ser maior, a cada três ou quatro dias.

Adubação regular do solo

É necessária a adubação do solo para que a Palmeira Veitchia tenha todos os nutrientes para poder se desenvolver. Para cultivo em vaso, o recomendado é fazer a fertilização com compostos orgânicos a cada 15 dias. Se o plantio foi feito no jardim, o ideal é enriquecer o solo a cada três meses.

É possível criar muda de Palmeira Veitchia?

Deseja espalhar a beleza da planta por seu jardim? Então, saiba que é possível criar uma muda de Palmeira Veitchia a partir de seus frutos. Para isso, basta retirar os frutos e enterrar em um buraco com aproximadamente 3 cm de profundidade.

Em seguida, deixe o talo do fruto virado para cima e feche o buraco com terra. Para finalizar, faça a rega diária até que a germinação aconteça, normalmente dentro de 30 dias. 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.