Suculentas

Pata de urso: dicas de como cultivar essa charmosa suculenta!

Já ouviu falar na suculenta Pata de urso? Veja dicas de como cultivar essa linda plantinha em sua casa!

Originária da África do Sul, a Cotyledon tomentosa, popularmente conhecida como suculenta Pata de urso é uma planta exótica, discreta e charmosa, que necessita de cuidados simples e fica ótima quando mesclada com outros tipos da mesma família (Crassulaceae), como, por exemplo, a Greenovia dodrentalis, ou Rosa verde.

Esse nome tão característico é representado pelas folhas dentadas que ganham, inclusive, uma coloração mais escura nas pontas, o que representaria as garras, e os tricomas, ou pelinhos que se estendem pela planta.

A suculenta pata de urso não cresce muito, sendo uma planta perfeita para ser cultivada em pequenos vasos para decorar diversos cômodos da sua casa. No entanto, o seu porte pequeno não quer dizer que ela é frágil. A suculenta tem um ciclo de vida perene sob condições de cuidados ideais.

Quando cultivada corretamente, esta planta ainda pode florescer durante a estação da primavera. Você verá pequenos botões vermelhos e alaranjados em formatos de sinos surgir em sua suculenta, e então, florescerem depois de alguns dias com suas flores delicadas em forma de estrelinhas. A sua planta ficará com uma aparência ainda mais exótica e ornamental.

Como cuidar da sua suculenta Pata de urso

Quanto mais conhecimento você tiver sobre a planta, melhor será para poder cultivá-la e cuidar bem dela. É importante se atentar a diversos aspectos para checar inclusive se é viável criar essa suculenta. A seguir você encontrará todas as informações que precisa para que sua suculenta cresça saudável e forte.

Local e clima ideais

Quando se trata de clima, essa suculenta prefere temperaturas amenas, a temperatura ideal para cultivo está entre 10º e 32º, portanto ela tolera bem variações de temperatura, mas é recomendado mantê-la longe de geadas, frio intenso ou exposição excessiva a sol forte.

Falando mais a respeito da luminosidade ideal, pode-se deixar a suculenta tomar sol da manhã e do fim da tarde, mas em horários de pico, a luz em excesso pode vir a prejudicar a muda, então é recomendado deixá-la na sombra.

Regas

O processo de rega é similar ao de outras suculentas: você deve verificar se o substrato está completamente seco. Se esse for o caso, você deve regar a planta, mas lembre-se de evitar que o substrato fique encharcado, e de evitar molhar as folhas durante a rega, já que isso também pode causar danos à planta. É recomendado fazer a rega durante as manhãs.

Regas de suculentas pata de urso em vaso ocorrem com mais intensidade do que quando estão plantadas no solo. É recomendado regar a muda aproximadamente a cada dois ou três dias. No inverno isso muda, o intervalo aumenta para a cada três ou cinco dias. Além disso outro ponto que faz a rega variar é o clima e o tipo de substrato, portanto checar a umidade deles é a forma mais recomendada de verificar a necessidade ou não de rega.

Adubação

Tratando-se de adubação, essa espécie de suculenta não precisa de muitos cuidados. Durante o inverno, a necessidade de adubo é praticamente nula, mas ela vem a crescer durante os períodos mais quentes, como a primavera e o verão. Isso ocorre porque é durante esse período que a planta entra na sua fase de crescimento, que é a fase onde ela precisa de adubo.

Sobre a composição do adubo, é bom evitar aqueles ricos em nitrogênio, porque estes podem causar um crescimento acelerado dos tecidos vegetais da pata de urso, e isso torna-a muito mais frágil. Se você quer fazê-la florir, você pode se valer de adubos mais ricos em fósforo, que estimulam a floração. Em todo caso, use adubo bem moderadamente.

O melhor substrato

As raízes da suculenta pata de urso são bastante frágeis, portanto é necessário tomar um cuidado maior com elas em relação aos demais cuidados necessários da planta.

As raízes dessa planta apodrecem facilmente, portanto, é importante evitar isso através de um solo com boa drenagem. Você deve utilizar sempre um substrato de qualidade, e próprio para cactos e suculentas. Caso você escolha produzir o substrato você mesmo, use elementos que ajudem na drenagem, solo leve e que não crie torrões.

Como fazer mudas da suculenta pata de urso

Uma forma bastante efetiva de fazer novas mudas dessa planta é através de propagação por estacas. Para tanto, você deve primeiro cortar uma parte do caule da suculenta, removendo suas folhas, e permitir que o corte cicatrize por alguns dias para em seguida plantá-lo.

A estaca deve permanecer em um local quente, temperaturas entre 22º e 27º são ideais já que são as temperaturas de propagação. O solo da estaca deve ser bem drenável, e ele deve ser regado constantemente, nunca permitindo que fique seco.

Pragas

Uma praga bastante comum em suculentas, e bastante temida, são as Cochonilhas. Esses insetos medem até 5 milímetros de comprimento, e sua grande capacidade de reprodução faz deles uma praga rápida de se proliferar. Uma única fêmea é capaz de botar mais de 600 ovos de uma vez, e quando eles eclodem, os filhotes se alimentam sugando a seiva da suculenta.

Além disso os insetos secretam uma substância adocicada que torna propício o surgimento de fungos e atraem formigas para sua muda. A primeira maneira de combater essa praga é deixar sua planta forte e saudável: regas regulares e exposição controlada ao sol são indispensáveis para manter o habitat da planta dentro dos padrões, e não torná-la um alvo de pragas.

Caso sua planta já esteja infectada com essa praga nociva, deve-se observar em qual estágio de contaminação a planta está, procurando por espécimes dos insetos, identificando a quantidade e região onde eles estão presentes. E caso os insetos estejam presentes só em algumas folhas, deve-se cortar essas folhas e descartá-las.

Toxidade da suculenta Pata de Urso

Apesar da sua aparência inofensiva, a suculenta pata de urso é tóxica. Caso ela seja ingerida por crianças ou animais domésticos, podem ocorrer reações perigosas. Portanto é indispensável que, se você for cultivá-la, você a mantenha longe, fora do alcance de crianças e animais desavisados.

Em resumo, a suculenta Pata de urso é realmente uma plantinha adorável, perfeita para enfeitar seu jardim ou sua casa! Seu cultivo simples faz dela uma planta fácil de criar e de propagar.

Com certeza, irá chamar a atenção de suas visitas com as suas “patinhas” peludas e superdelicadas. É um fato que todo amante de suculentas não resistem à Pata de urso.

Se você achou este artigo interessante, compartilhe-o com seus amigos que também gostam desse tipo de suculenta!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.