Hortaliças Plantas

Peixinho-da-horta: a hortaliça que tem sabor de peixe frito

Você já ouviu falar em peixinho-da-horta? Muito popular entre os veganos e vegetarianos, é uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC). Por ser uma planta versátil, possibilita uma grande variedade de pratos, e também é muito saudável. Um aperitivo delicioso que lembra muito o gosto de peixe frito. Confira!

O peixinho-da-horta (stachys byzantina) é originária da Turquia, do Sudoeste da Ásia e do Cáucaso. Também é conhecido como lambarizinho, lambari-de-folha, orelha-de-lebre e orelha-de-porco, se popularizou pelas receitas em que seu sabor e textura se parecem com a de um peixe, e suas propriedades são muito benéficas para o consumo.

Benefícios e utilidades do peixinho:

Além de ser usado para decoração e também na culinária, o peixinho é usado na medicina popular por conta de seus benefícios: ajuda a aliviar tosses, alergias e outras irritações da área da garganta e da faringe.

É um alimento com alto teor de proteína, rico em fibras e com alta capacidade antioxidante. Além disso, possui muitos nutrientes e é um alimento acessível para tornar o prato mais colorido e saudável.

Alguns dos benefícios que o peixinho da horta leva para quem o consome:

  • Rica em minerais, cálcio, ferro e potássio
  • Fonte de fibras
  • Ação emoliente, que reduz tosse e irritações na faringe
  • Auxilia na indigestão

Como cuidar da planta peixinho?

O peixinho-da-horta chama a atenção por sua folhagem aveludada, chegando a atingir 20 centímetros em apenas um pé. É uma planta muito fácil de cultivar sendo muito resistente a doenças e insetos. Outra característica é que ela não gosta muito de calor, preferindo os climas mais amenos, tanto que é mais comum nas regiões sul, centro-oeste e sudeste do Brasil.

Esta PANC deve receber solo rico em matéria orgânica e só deve ser colhido quando estiver com cerca de 10 ou 15 centímetros de altura. A planta peixinho-da-horta pode ser plantada em vasos e floreiras e o ideal é mantê-la em locais mais frescos e abrigados do sol intenso.

Como preparar peixinho para comer?

Quando a planta atingir a altura mínima para colheita, as folhas podem ser cortadas. É muito importante lavá-las em água corrente e secar com papel toalha antes do preparo.

Entre as receitas mais famosas, está o peixinho frito, justamente o preparo em que a hortaliça fica muito parecida com o peixe lambari. Basta empanar as folhas e fritar até dourar. O modo de preparo pode ser um pouco diferente e as folhas podem receber um fio de afeite em uma assadeira e permanecerem cerca de 20 minutos no forno.

A planta peixinho-da-horta ainda pode ser preparada como salada e acompanhar outras hortaliças, como alface e rúcula. Ou ainda fornecer um rico chá após a infusão de algumas folhas.

Além de deixar sua casa mais bonita e repleta de natureza, o peixinho-da-horta ainda proporciona uma refeição rica e saudável.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.