Frutíferas Plantas

Pêssego: Aprenda a germinar a semente e cultivar essa fruta em casa

O pêssego é o nome popular da fruta produzida pela árvore da espécie Prunus persica (L.) Batsch, originária da China.

A fruta é bastante doce, carnuda e com textura levemente aveludada. Dessa forma, seu cultivo só é possível graças ao clima ameno do Brasil.

Com isso, se você tem interesse em ter um pé de pêssego de forma fácil no seu quintal, saiba que isto é possível. Neste artigo, iremos mostrar o passo a passo, de como germinar a semente do pêssego e criar mudas, para serem cultivadas em seu quintal. Além disso, iremos apresentar algumas técnicas de manejo para o crescimento e desenvolvimento da planta.

Primeiros passos para germinar a semente de pêssego

O primeiro passo para germinar sementes de pêssego corretamente é escolhendo as sementes certas. Nesse sentido, ao terminar de consumir a fruta, escolha as que estiverem mais suculentas e bonitas.

Além de garantir uma boa germinação, as chances de seu pé dar bons frutos no futuro são maiores. Portanto, evite escolher sementes de pêssegos aguados ou duros demais.

Quando devo germinar a semente de pêssego?

Um aspecto importante antes de dar início ao processo de germinar a semente de pêssego é não deixar para fazê-lo tarde. Ou seja, retire a semente da fruta imediatamente ao consumir ou, no máximo, em dois dias.

Portanto, é importante remover toda casca da fruta tomando cuidado para não estragar sua semente. Para isso, utilize um martelo e um alicate para auxiliá-lo. Logo, use o alicate para segurar a semente enquanto bate no caroço com o martelo.

Como fazer as sementes de pêssego germinarem rápido

Apesar de toda planta ou fruta necessitar de um tempo para ser germinada, você pode auxiliar esse processo seguindo alguns passos. Nesse sentido, as sementes de pêssego precisam passar por um processo de quebra de dormência.

Dessa forma, pegue um recipiente de plástico e forre-o com papel toalha. Em seguida, molhe um pouco o papel e coloque as sementes em cima, longe umas das outras. Depois coloque outro pedaço de papel toalha úmido por cima.

Por último, leve o pote para a geladeira e deixe que descanse lá por, pelo menos, um mês. Contudo, sempre verifique se o papel continua úmido e aguarde até as sementes germinarem.

Quando pode plantar a muda no pomar?

Passados os 30 dias, suas sementes de pêssego já estarão germinadas. Nesse sentido, espere até que a raiz atinja 2 cm de comprimento. Assim, você poderá transferir a muda para um vaso.

Em seguida, coloque a muda no vaso escolhido com um pouco de adubo. É importante sempre deixar a semente exposta. Outra dica importante é escolher um vaso que possui furos para fazer a drenagem da água e evitar que as raízes apodreçam.

Para a drenagem, você pode colocar pedras ou cascalhos. Outro aspecto é garantir que a terra estará sempre úmida. Por último, e com a manutenção correta, as primeiras folhas vão começar a aparecer e sua muda estará pronta para ir ao pomar.

No geral, um pé de pêssego costuma produzir os primeiros frutos dentro de dois anos. Tudo vai depender de como você estará cuidando da planta em seu pomar.

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. Margarida diz:

    Vou fazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.