Flores

Petúnia: aprenda como cultivá-la e garanta flores bonitas em seu jardim!

A petúnia é uma planta herbácea originária da América do Sul, que encantou o mundo todo com suas cores. De nome cientifico Petunia Juss, ela pertence à família Solanaceae, e é uma espécie parente do tabaco.

O nome da planta vem do Tupi Guarani e significa flor vermelha, contudo, apesar do significado se limitar a apenas uma cor, as petúnias podem ser encontradas em diferentes tonalidades, indo desde o branco até um tom profundo de roxo, com variações ainda em laranja, amarelo, rosa, lilás e até mesmo mescladas.

A petúnia pode ser cultivada em canteiros e jardins, mas são nas floreiras, jardineiras e vasos que elas revelam sua verdadeira beleza, uma vez que a planta tende a crescer de modo suspenso, deixando suas flores soltas no ar, oferecendo um lindo espetáculo onde quer que esteja.

Confira como cultivá-la e quais são os cuidados que precisam ser adotados para mantê-la sempre bonita e saudável.

Onde plantar petúnia?

Trata-se de uma planta versátil, tanto que pode ser cultivada em floreiras, vasos e jardins. Somente se recomenda que o solo / terra seja leve, com boa drenagem, bastante matéria orgânica e que tenha pH entre 5,5 e 6,5.

Clima ideal

A temperatura mínima ideal é de 15º C, mas a petúnia consegue suportar bem temperaturas mais baixas, até 5º C. No entanto, ela cresce com facilidade em regiões com clima quente.

Se morar em um local muito frio, recomenda-se que inicie o cultivo em meses mais quentes do ano, para oferecer condições melhores para que a planta pegue e se desenvolva bem na fase inicial.

Luz direta ou sombra

A petúnia é uma planta que prefere a luz solar direta. Porém, é muito importante que seja a luz solar do começo do dia ou do final da tarde, pois é mais suave e não queima suas folhas e flores.

A planta tolera bem a sombra parcial, mas não floresce em todo o seu potencial, produzindo poucas flores. Portanto, se sua ideia é cultivá-la em áreas internas, saiba que não ficará plenamente preenchida por flores.

A floração ocorre principalmente no verão, mas pode ser que flores surjam ao longo do ano, dependendo do clima da região, sobretudo se for mais quente.

Rega da petúnia

A rega é moderada e só deve ser feita quando o solo estiver ficando seco. O ideal é mantê-lo levemente úmido, pois o excesso de água pode levar ao apodrecimento das raízes e surgimento de doenças.

Como plantar petúnia?

O plantio da petúnia é simples de ser feito! A seguir, apresentamos um passo a passo para lhe guiar nessa tarefa, realizando-a corretamente:

1 . Prepare a terra do solo ou vaso, deixando-a solta e leve. Se necessário, use adubo orgânico para enriquecê-la e oferecer condições para que a planta cresça com saúde;

2 . Coloque de quatro a cinco sementes, mantendo-as numa profundidade de até meio centímetro. As sementes da petúnia são muito pequenas e precisam de luz para germinar, por isso é preciso mantê-las nessa profundidade;

3 . Cubra as sementes com uma camada fina de serragem ou terra peneirada;

4 . Se for plantar numa área ou vaso grande, o espaçamento ideal entre as sementes deve ser de 25 a 40 centímetros. Ou seja, coloque de quatro a cinco sementes a cada 25 a 40 centímetros;

5 . Faça a rega inicial, tomando o cuidado de deixar a terra úmida, somente. Nesse período inicial, que é o de germinação, não exponha a área ou vaso diretamente ao sol durante longas horas, somente uma parte do dia;

6 . Durante o período de germinação, as regas devem ser diárias, no início ou no final do dia. Depois dessa etapa, dá para espaçar as regas, realizando-as quando identificar que a terra está ficando seca.

Um detalhe importante: se optar pelo plantio em vaso, é fundamental que ele tenha furos para escoamento da área da rega. Se o seu não tiver, faça-os manualmente.

Além disso, prepare o vaso colocando uma camada de drenagem, que pode ser de argila expandida ou brita no fundo. Assim, a água conseguirá escoar com facilidade, evitando o apodrecimento das raízes e doenças. Finalize o preparo do vaso com terra ou substrato.

Petúnia precisa de adubo?

Somente se a terra utilizada for pobre em nutrientes. Neste caso, recomenda-se o uso de adubo orgânico, como o húmus de minhoca. A cada dois anos, você pode aplicar mais adubo para garantir que a planta tenha nutrientes essenciais.

Doenças e pragas

Se a doença for provocada pelo excesso de água, recomenda-se a troca de vaso e remoção das partes das raízes que estão apodrecidas. No caso de praga, use um inseticida natural, que é eficiente e mais suave para a planta.

Produtos que podem te interessar

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.