hortaliças

Pimenta Dedo de Moça: aprenda como plantar!

Se você gosta de uma comida bem temperada e com aquele toque mais picante, então, é o seu momento de aprender como plantar pimenta dedo-de-moça em casa. Isso porque, além de ser uma espécie muito tranquila de ser cultivada, é uma ótima ideia ter sempre à disposição e pronta para uso.

Capsicum baccatum é o nome científico da pimenta-dedo-de-moça, também conhecida como pimenta vermelha. É uma das mais cultivadas no Brasil, principalmente nas regiões sul e sudeste. Quando desidratada em flocos com sementes, é chamada de pimenta calabresa.

Esse tipo de pimenta cresce cerca de 8 a 10 centímetros e é muito utilizada em molhos. Além disso, pode ser cultivada em vasos e em pequenos espaços sem problemas.

Claro que comer pimenta (principalmente, a dedo-de-moça) em excesso pode causar alguns efeitos colaterais e, por isso, o ideal é fazer um uso de forma moderada. Alguns desses efeitos são: sudorese e elevação da pressão arterial. Por isso, a ideia aqui é te ensinar a como plantar pimenta dedo-de-moça para que você use moderadamente.

Então, se você quer entender melhor como funciona esse cultivo e as boas práticas para o melhor desenvolvimento da sua pimenta, continue lendo o artigo abaixo!

Como plantar pimenta dedo-de-moça? Dicas gerais!

Antes de entrar nos tópicos mais específicos sobre o cultivo da pimenta, vamos abordar primeiramente algumas dicas gerais que precisam ser seguidas para o melhor desenvolvimento dos brotos.

Dica 1: plante sempre em ambientes quentes

Não importa o tipo da pimenta, no geral, todas adoram o contato direto com o sol. Normalmente, elas germinam de forma muito mais rápida entre temperaturas de 16º C e 35º C, então, o ideal é iniciar o plantio logo no verão.

Dica 2: pimentas não sobrevivem a geadas

Ainda falando sobre temperatura, quando você for pensar em como plantar pimenta dedo-de-moça, o ideal é já refletir sobre o local em que você mora – isso porque as pimentas não sobrevivem a geada.

Uma dica para plantar pimenta mesmo se você mora em um lugar de temperaturas mais baixas é criar estufas térmicas para que o seu desenvolvimento seja garantido.

Dica 3: o processo de colheita da pimenta

As pimentas costumam estar prontas para serem consumidas depois de 150 dias (cerca de 5 meses) do início da semeadura, porém, isso também varia conforme o tipo de pimenta escolhido.

Benefícios da pimenta dedo-de-moça para a saúde

Esse tipo de pimenta é bastante utilizado na gastronomia e o objetivo de aprender a como plantar pimenta dedo-de-moça pode estar muito relacionado a isso. Devido a uma substância chamada capsaicina (responsável também pela picância no paladar), a pimenta acaba sendo um ótimo antioxidante natural também.

Além desses benefícios, também temos:

  • Combate aos radicais livres: devido à substância antioxidante, a pimenta ajuda a combater esses radicais livres que podem prejudicar o funcionamento pleno das células do corpo.
  • Previne o envelhecimento precoce das células do corpo: também devido à substância antioxidante, previne o envelhecimento das células mais saudáveis do corpo.
  • Ação anti-inflamatória e analgésica: além disso, a pimenta também age de forma antimicrobiana, antitumoral e termogênica.
  • Colabora com a saúde do coração: esse é um dos benefícios mais conhecidos da pimenta e está correto! Ela ajuda no processo de digestão dos alimentos e, com isso, também previne problemas no coração causados por excesso de gordura, como a aterosclerose.
  • Rica em vitaminas A, C, E e algumas do complexo B: o que também colabora bastante com o sistema de defesa do corpo.

Como plantar pimenta dedo-de-moça: dicas específicas!

Certo, agora que você já sabe as dicas gerais de como plantar pimenta dedo-de-moça e também ficou mais familiarizado com os benefícios desse condimento, vamos explicar melhor sobre como fazer o cultivo.

  1. Você pode encontrar sementes de pimenta dedo-de-moça à venda em lojas especializadas em condimentos. Porém, também é possível fazer uso de algum pedaço que tenha aquelas bolinhas brancas dela disponíveis. Em ambos os casos, a pimenta germina tranquilamente.
  2. Depois, plante a semente em solo fértil, já com adubo orgânico ou natural, se preferir. É importante ressaltar que o solo precisa ser drenável para evitar acúmulo de água.
  3. Normalmente, você conseguirá ver os pequenos brotos da pimenta logo após 20 dias desse processo. Depois disso, as mudinhas pequenas começaram a se formar e, quando elas formarem de 4 a 6 folhas, o ideal é plantá-las em local definitivo.
  4. Agora que você já plantou a sua muda no local em que ela permanecerá, mantenha sempre o solo úmido e em ambientes com temperaturas mais altas, além de algumas horas de sol por dia. Se assim for feito, em breve ela começará a crescer saudável.

    Além disso, se você quiser comprar cachepôs ou floreiros auto irrigáveis, também pode dar certo para o desenvolvimento.

Como conservar a pimenta dedo-de-moça?

Depois de entender como plantar pimenta dedo-de-moça e fazer a colheita, é interessante você fazer uma espécie de conserva para mantê-las prontas para uso. Nesses casos, o processo é bastante fácil. Você vai precisar de:

  • 8 pimentas dedo-de-moça;
  • 1 dente de alho;
  • 1 galho de alecrim;
  • 1 folha de louro seca;
  • ¾ de xícara de chá de óleo;
  • 2 colheres de chá de sal.

Depois disso, você precisará:

  • Fazer a limpeza correta da pimenta antes de colocá-la em conserva;
  • Picar o dente de alho, alecrim e folhas de louro para colocá-las no pote;
  • Picar as pimentas – sempre descartando os cabos e a parte final dela;
  • Colocar tudo em um pote (de preferência, de vidro) e acrescentar o óleo.
  • Deixar na geladeira e, depois de 5 dias, ela já estará pronta para consumo. Sua validade é de até 30 dias.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.