Ornamentais Plantas

Planta do dinheiro: dicas para manter sua planta saudável

Crenças populares afirmam que se você cuidar bem dessa planta, nunca faltará dinheiro em sua casa!

A planta do dinheiro, cientificamente conhecida como Plectranthus verticillatus, vem da família Lamiaceae e foi documentada pela primeira vez no sudeste da África, embora ao longo dos anos tenha se espalhado por ambos os hemisférios, principalmente naquelas áreas de clima mais quentes

Além disso, é uma planta que não atinge uma grande altura, por isso não excede 30 centímetros. Suas raízes são caracterizadas por serem notavelmente fibrosas e delas brotam ramos que podem ser considerados suculentos, geralmente de cor esverdeada a roxa. Apresenta folhas ovais, glabras, brilhantes e com bordas denteadas. As cores variam de acordo com a espécie e a variedade, sendo totalmente verdes, arroxeadas ou com manchas brancas.

O nome Plectranthus deriva das palavras gregas “plektron”, que se traduz como espora, e “anthos”, que significa flor. O que mais, em certos países, é normalmente chamada de planta do dólar.

Com um nome tão sugestivo, não deve faltar em nenhuma casa. No entanto, a tradição dita que você não pode comprá-la. Se você quer que a planta do dinheiro seja eficaz em seus poderes, você tem que ganhá-la de alguém. Reza a lenda que se você conseguir mantê-la saudável, nunca vai faltar dinheiro em sua casa. Lenda ou não, se isso significa prosperidade econômica em sua casa, ótimo! Se o dinheiro não chegar, pelo menos você desfrutará de uma bela planta decorativa saudável e brilhante que ficará ótima em qualquer canto.

Da mesma forma, deve ser mencionado que esta planta possui inflorescências terminais que reúnem flores brancas e pequenas de pouca importância ornamental.

Outras variedades da Planta do Dinheiro

Como membro da família Lamiaceae, as folhas do Plectranthus lembram as da hortelã, pois são primos de primeiro grau. No entanto, possui cinco variedades bastante diferenciadasCada uma tem suas próprias características estéticas, embora seus cuidados sejam semelhantes. Essas variedades são:

Plectranthus coleoides variegata: conhecida como planta incenso, é caracterizada pelo cheiro de incenso que exala. Possui folhas pequenas, verdes com bordas brancas, ligeiramente dentadas, em longos ramos flexíveis com características para cultivo como pendente ou rasteira. São utilizadas para fins alimentares, ornamentais e medicinais

Plectranthus argentatus: esta variedade tem folhas maiores que as outras espécies e uma cor muito peculiar, pois são prateadas, o que a torna uma planta que exala elegância.

 Plectranthus coleoides marginatus: é popularmente conhecido como incenso-bastardo. Possui folhas grandes e variadas e a cor verde é claramente observada, com os tons com os pêlos característicos, e as variações em tons de creme ou amarelo.

Plectranthus fructicosus: o mais característico dessa variedade de planta do dinheiro é o aroma que ela libera. Além disso, suas folhas são verde-escuras e tende a se tornar uma planta bastante grande.

 Plectranthus nicolina: esta variedade de planta do dinheiro é muito menor que as anteriores e suas folhas exalam um cheiro de hortelã-pimenta. Além disso, suas folhas são muito características devido à sua cor acinzentada, o que também as torna muito decorativas.

Planta do dinheiro: cuidados

plectranthus não precisa de cuidados muito exaustivos , por isso será fácil mantê-lo por muito tempo em sua casa. Você só precisa levar em conta alguns detalhes para que sua planta do dinheiro fique bonita por anos.

Passos a seguir:

1. Embora esta planta resista bem às altas temperaturas o mais recomendável é que não receba diretamente a luz do sol, por isso coloque-a preferivelmente num espaço, mas ao mesmo tempo com claridade.

2. A planta do dinheiro é do tipo pendente, por isso o ideal é que fique num espaço alto para que à medida que for crescendo as suas folhas tenham a possibilidade de cair. Na parede do terraço ou o gradeamento da varanda são bons locais, se for plantar no solo as ramas vão se expandir pelo terreno.

3. Se vive num país com estações deve considerar que ao chegar o inverno terá que retirar a planta do dinheiro do exterior, se a temperatura for menor que 10º podem morrer.

4. Nos meses mais quentes do ano regue-a três vezes por semana, enquanto que no inverno pode sobreviver apenas com umas doses de água a cada cinco ou sete dias. Se a planta do dinheiro estiver refecendo água em excesso, ela se encarrega de avisar com umas pequenas manchas pretas nas suas folhas.

5. O outono é a melhor época para a transplantar. Esta estação é onde crescem as suas aromáticas e agradáveis flores. O início da primavera também é um bom momento para realizar esta operação.

6. Uma vez ao mês pode alimentar a sua terra com fertilizantes minerais para que a sua planta do dinheiro cresça forte e saudável. Esperamos que a metáfora esteja certa e que assim como a sua planta, também as suas finanças comecem a crescer!

Pragas e doenças

As doenças fúngicas são as que mais afetam a Plectranthus verticillatus, uma vez que geralmente é bastante propensa a elas; em geral são ocasionadas pelo resultado do excesso de umidade e podem prejudicar a planta gravemente. Além de suas folhas apresentarem manchas, de tal forma que será necessário controlar a quantidade de água, para diminuir o excesso.

Embora seja uma planta pouco exigente, é possível que esse problema se deva ao fato de a planta do dinheiro não possuir cobertura morta suficiente. No entanto, quando está devidamente fertilizada e ainda não floresce, possivelmente é uma consequência de sua exposição à luz solar excessiva; por isso será necessário oferecer-lhe apenas um local mais iluminado para conseguir uma floração ideal.

Como reproduzir a planta do dinheiro

Se você tiver sorte e alguém decidiu lhe dar uma planta do dinheiro para que você possa nadar em abundância, você deve ser generoso com o resto dos humanos e continuar dando plectranthus e distribuindo riqueza entre sua família e amigos, vamos dizer-lhe um truque para que você possa multiplicar sua planta e distribuir felicidade entre seus parentes.

É muito fácil. Você só precisa de um copo de água e um galho de sua planta. Coloque o galho na água e em poucos dias ele criará raízes, então é hora de transplantá-lo para um vaso e dá-lo a alguém. Tenho certeza que você vai deixar essa pessoa muito feliz.

Apesar de ser conhecida por algumas pessoas por hera-sueca, não é uma hera e nem da Suécia. A verdade é que não é uma trepadeira, então, para melhor defini-la, seria possível dizer que é uma planta suspensa.

Se você tem animais de estimação, não tem nada a temer, porque a planta do dinheiro não é tóxica para cães ou gatos. E também é considerada um filtro purificador de ar.


Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.