Suculentas

Planta jade: como cuidar da planta da sorte

Crassula ovata, é o nome científico dessa suculenta popularmente conhecida como planta de jade, planta da sorte, planta do dinheiro, árvore da fortuna, árvore da vida ou árvore da felicidade.

Apesar de ser conhecida por tantos nomes, com certeza você já se deparou por aí com a Jade, uma planta de folhas carnudas e arredondadas, sempre na cor verde, assim como a pedra jade. Por isso o nome.

A Crassula ovata é um membro da família crassulaceae, nativa da África do Sul e Moçambique. São extremamente versáteis e, por isso, ela é vista como uma grande aliada dos decoradores e design de ambientes. Elas podem decorar salas, cozinhas, escritórios e até quartos, contanto que o espaço seja visitado diariamente pela luz solar.

Não exigem cuidados específicos, apreciam pouca água, ficam bem tanto ao sol quanto à sombra, estão sempre bonitas e possuem ciclo de vida perene.

Seu caule é ramificado, verde e suculento quando jovem, e vai gradativamente lignificando, adquirindo uma tonalidade parda. Os ramos e o caule são robustos, curtos e retorcidos, conferindo à planta um aspecto envelhecido.

Sob sol pleno, algumas variedades desenvolvem margens avermelhadas, enquanto outras adquirem tonalidades amarelas, laranjas ou vermelhas em toda a folha.

Floresce no inverno e primavera, despontando inflorescências terminais, com numerosas flores estreladas, perfumadas, de cor branca ou rosa. Os frutos que se seguem são do tipo cápsula, com pequenas e numerosas sementes.

Além disso, segundo a cultura do Feng Shui, para atrair a sorte, a planta jade deve estar na entrada das casas e em escritórios. Ainda segundo a tradição, quando elas estão nos cantos sudoestes das salas, elas fortalecem a energia da casa e o fluxo de dinheiro.

A combinação com outras plantas também pode ser uma boa opção, já que podem decorar ainda mais os ambientes. Porém, elas não podem estar nos mesmos vasos, principalmente com os cactos, uma vez que os espinhos podem machucá-la.

Vale ainda, usar a criatividade e montar ornamentações com cachepôs e pedras coloridas e outros itens de decoração, que ajudam a destacar ainda mais a beleza da planta jade. 

Há diferentes cultivares da planta jade, as mais populares atualmente são a ‘Gollun’, de folhas modificadas que lembram as orelhas do Shrek, e a ‘Hobbit’, com folhas curvas e alongadas, semelhantes a orelhas de coelho ou colheres. Ocorrem ainda formas de folhas variegadas de branco ou amarelo.

Uma característica interessante dessa planta é que quando plantada em vasos, a planta jade torna-se uma árvore em miniatura, formando um bonsai praticamente natural.

Como cuidar

Por ser uma suculenta, a planta jade pode ser acomodada em um espaço com sol direto durante algumas horas do dia. O interessante é que a espécie é super adaptável e também se desenvolve bem em ambientes de meia-sombra, ou seja, bastante iluminados, mas sem luz solar direta.

Mas lembre-se é essencial que este espaço tenha uma boa circulação de ar para ela crescer forte – a espécie pode até tornar-se uma árvore de dois metros de altura. Vale ressaltar também que um dos (muitos) pontos positivos da planta é que ela é resistente ao vento, sendo uma boa opção para varandas e sacadas. 

Como regar

Como todas as suculentas, a planta jade aguenta um bom período de estiagem já que suas folhas grossas e verdes e o caule são capazes de armazenar água. O recomendado para esta espécie é que a rega seja feita uma vez por semana, mas é importante notar as condições do ambiente e da planta antes de molhar o vaso.

A maneira como você expõe a planta ao sol dita o jeito que você deve regá-la. Se você deixar a planta jade totalmente exposta ao sol direto, o solo vai ficar seco mais rápido e ela vai precisar de água com mais frequência. Então, é necessário calibrar a rega de acordo com as condições do ambiente.

Quando falta água, a planta jade dá sinais bem claros. Se observar que ela está murcha ou as folhas enrugadas é sinal que é hora de regar. No entanto, o maior problema para esta espécie é o excesso de umidade, que pode causar fungos. Assim, vale apostar em um substrato que tenha um pouco de areia em sua composição, ele vai ajudar a água a escoar, mantendo o vaso bem drenado.

Como fazer mudas

A planta jade se reproduz facilmente por estacas. Basta cortar cuidadosamente um pequeno ramo e plantá-la em um novo recipiente com um substrato bem drenado. Espere alguns dias e faça a primeira rega. Em seguida, basta continuar regando a muda pelo menos uma vez por semana e observar o seu crescimento.

Adubação

A planta jade é uma espécie bastante resistente, mas para deixá-la bonita vale adubar a cada dois ou três meses. A mais importante adubação deve acontecer na época da floração, pois a floração da planta acontece do inverno à primavera, quando ela costuma dar flores brancas e miúdas.

A planta jade é um ótima opção para quem tem vontade de cultivar plantas ornamentais mas não dispõe de tempo e dedicação para cuidados minuciosos. Ficam muito bem em pequenos vasos tanto em ambientes internos (vasos ou diretamente no solo em jardins de inverno), quanto externos como beirais de janelas, jardineiras, sacadas, pequenos jardins, vasos largos, etc. Algumas espécies conforme crescem tendem a ficar pendentes ou preencher completamente o vaso onde estão, criando belos efeitos! 


Você também pode gostar...

4 comentários

  1. Adorei saber o nome da.minha plantinha que ganhei há doze anos! Muito boa a matéria. Bem completa. Obrigada!

    1. Olá Eliana! Ficamos felizes em saber que este artigo te ajudou. Obrigado pela visita e volte sempre!

  2. Ana paiva diz:

    NossA achei muito interesante eaprendi a conhencer minha jade so que aminha jade e querendo morrer me.ajude ajade reviver

    1. Olá, Ana Paiva! Isso vai depender das condições da sua planta Jade. A planta pode estar morrendo por vários motivos. Se ela estiver com as folhas murchas ou enrugadas, é sinal de que precisa de rega. Mas o maior problema dessa planta é o excesso de umidade que pode causar fungos. Para esse tipo de problema é bom aplicar um substrato que tenha pouca areia na composição, isso vai ajudar a escoar a água, mantendo o vaso bem drenado. Esperamos que isso a ajude! Obrigado pela visita e volte sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.