Árvores Flores

Plumeria rubra: a beleza exótica e tropical desta pequena e notável árvore!

A Plumeria rubra, mais conhecida como Jasmim manga, é uma pequena e encantadora árvore nativa das ilhas do Caribe. Com uma aparência tropical e uma inflorescência incrível, essa árvore dificilmente vai passar desapercebida.

Essa planta se adapta bem ao clima tropical, isto é, ela gosta de um clima mais quente. O seu tamanho pode chegar a 6 metros, dependendo do espaço para crescimento.

Seu caule e ramos apresentam uma forma bem robusta, entretanto são bem frágeis e fáceis de podar. Também possuem uma seiva branca leitosa que não pode ser ingerida, é claro, e também evitar contato com as mucosas, principalmente olhos.

As folhas são grandes largas e brilhantes, elas caem no outono/inverno e deixam a árvore completamente “pelada”.

Já as flores são um show a parte. Eles começam a aparecer na primavera e vão até o verão, junto com as novas folhas também. Elas formam lindos cachos que podem ser brancos, amarelos, laranjas, rosas, salmão e vinho. Sem falar no agradável perfume.

Caso não tenha reconhecido, as flores do Jasmim manga são a base para a confecção dos colares havaianos, que são a marca registrada da ilha paradisíaca. Assim que vemos aqueles colares já pensamos em praia, sol, água cristalina, e claro, na dança Hula tradicional Havaiana.

Outro ponto a se notar é que seu ciclo de vida é perene, ou seja, tem uma grande durabilidade, sem precisar ser replantada com frequência. A seguir, aprenda como cuidar da sua Jasmim manga.

Como cuidar da jasmim manga

Para ter uma árvore linda, saudável e principalmente toda florida, é preciso ter vários cuidados. Veja todos os passos necessários para ter a planta dos sonhos:

Iluminação

A melhor maneira para se cultivar a Jasmim manga é em sol forte, característico das regiões tropicais, pois se a planta não receber sol o suficiente ela não irá florescer. Ela necessita de pelo menos 5 horas de sol direto por dia.

Se por acaso você é de uma região mais fria e deseja muito cultivar essa espécie, uma dica é usar estufas climatizadas e uma luz forte imitando o sol, assim ela irá florescer lindamente.

Temperatura ideal

Por conta da Jasmim manga ser uma planta tropical, ela não tolera temperaturas abaixo de 13ºC. A temperatura ideal para deixar a planta florida e saudável é entre 18º e 27º C.

Caso sua planta esteja enraizada em um vaso, aconselhamos você a deixá-la para fora de casa durante o dia, para pegar a luz do sol, mas ao anoitecer, quando a temperatura costuma baixar, coloque a planta para dentro de casa novamente, assim, você evita que ela sofra danos causados pelo frio.

Como preparar o solo

A parte do solo também é muito importante, mesmo essa planta não sendo tão exigente quanto a isso. O melhor tipo de solo é composto por mistura para envasamento à base de musgo de turfa e perlita. Utiliza-se 1/3 da mistura para envasamento e 2/3 de perlita.

A perlita é um componente que ajuda a melhorar a aeração do solo, uma vez que essa planta precisa de um solo de drenagem rápida (processo de drenar o excesso de água do solo). Com essa combinação podemos garantir o solo perfeito para o cultivo da Jasmim manga, trazendo a ela mais cor e vida.

Regas

A rega da jasmim manga é moderada, ou seja, pode ser realizada cerca de três vezes por semana. Opte por fazê-la apenas quando o solo estiver bem seco.

Adubação

Quando o assunto é adubação, alimente sua planta com uma grande quantidade de fósforo e você terá uma árvore toda florida. O fósforo encoraja o processo de florescer da planta, diferente do nitrogênio, que auxilia no crescimento da árvore.

Se você escolher um fertilizante com alto índice de nitrogênio, ela pode crescer em demasia, e, como suas flores brotam nas pontas dos galhos, o resultado será uma árvore grande demais, sem muitas ramificações. Por isso, opte por uma opção rica em fósforo e alimente sua Jasmim da primavera ao outono. Seguindo esses passos você terá uma árvore toda ramificada e bem florida.

Floração da jasmim manga

O processo de floração acontece da primavera para o verão e persiste durante toda a estação. Como a planta gosta do clima tropical, quanto mais sol, mais flor, por isso no verão espere ver seu Jasmim manga todo florido e perfumado.

A venda dessa planta geralmente ocorre nessas estações, onde ela se encontra radiante e as cores contrastantes de suas flores costumam chamar a atenção de todos que as veem. Quando vai se aproximando a estação do outono e inverno, todas as flores costumam cair.

Pragas e doenças

As pragas ou doenças que costumam afetar a Jasmim manga são o fungo ferrugem ou as lagartas. As lagartas que podem aparecer são as lagartas de estação, elas vão surgir para consumir as folhas do Jasmim manga, mas não vão afetá-lo de fato. Elas se alimentam e vão embora, nada com que precise se preocupar.

Já o fungo ferrugem é aquele pó amarelo que surge por debaixo das folhas, ele dá um aspecto feio para a planta. A maneira mais eficaz de resolver o problema é borrifar um óleo mineral para uso agrícola diretamente na planta, é só diluir o óleo em um pouco de água e acabar de vez com o fungo. Cuidado para não comprar óleo mineral de farmácia!

Poda da jasmim manga

Para podar sua jasmim manga, corte os galhos em um ângulo de 45 graus acima do nó, que é onde uma folha ou um galho se prende ao caule. Use ferramentas afiadas para o processo, do contrário, corre o risco de você acabar machucando a planta. Deixe alguns galhos separados para mudas. Não tem problema cortar os ramos em 1/3, isso não prejudicará a árvore.

Tenha cuidado para a seiva não escorrer na pele e lembre que a poda é uma forma de fazer com que sua planta crie novas ramificações, brotando, assim, novas flores.

A poda da planta é sempre o cuidado mais difícil e trabalhoso, pois uma pode mal feita pode prejudicar muito a saúde da sua jasmim manga. Para evitar isso, utilize materiais de boa qualidade para realizar os cortes e para te dar uma boa precisão.

Como fazer mudas da jasmim manga

Agora que já vimos algumas dicas sobre como cultivar a planta, vamos falar da reprodução. Quer preparar mudas da Jasmim manga para ter mais dela ou dar de presente para alguém que você gosta, mas não sabe como fazer? É só conferir mais dicas a seguir.

Corte um ramo

As mudas da Jasmim manga vem do que é retirado da árvore durante a poda, que ocorre durante a primavera. Pegue um daqueles galhos, que deve ter em torno de 25cm, e em seguida deixe secar por de 5 a 7 dias, isso evita que a seiva escorra e atrapalhe o processo de envasamento. Lembre sempre de usar luvas de proteção, pois a seiva da planta causa irritação na pele.

Retire as folhas

Logo depois de ter pego o galho e cortado do tamanho correto, retire todas as folhas deixando apenas os broto, pois o processo de crescimento ainda está ocorrendo no galho, o que significa que a muda irá brotar mais rapidamente no solo. Use a terra indicada anteriormente. Você também pode tirar um pouco da casca na parte do galho que será enterrado, isso irá ajudar sua planta a enraizar mais facilmente.

Prepare a terra e plante a estaca

Depois de ter concluído os dois processos anteriores, é hora de preparar a terra para plantar sua muda. Já falamos neste artigo que a Jasmim manga não requer de uma terra perfeita para a proliferação, ela só não pode estar com muito excesso de água. A terra já deve estar preparada com o adubo e se tiver sol melhor ainda.

O sol além de ajudar na fotossíntese, irá fortalecer a planta, pois essa espécie se revitaliza no calor. Para plantar é só fincar a estaca no solo, na parte de onde foi retirado a casca, regar um pouco e está pronto, sua muda logo criará raízes!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.