Ornamentais Plantas

Podocarpo: arbusto resistente e de fácil manutenção

Muito usado no paisagismo e na jardinagem para composição de maciços e para formar cercas vivas, o podocarpo é uma ótima opção para quem procura uma planta resistente e fácil de cultivar.

Conhecido pelo nome científico Podocarpus Macrophyllus, o podocarpo pertence à família Podocarpaceae e é Nativo da China e Japão.

Se não for podada, a espécie pode chegar até 20 m de altura. Seu crescimento deve ser limitado por meio das podas. É uma planta super versátil e pode ser moldada de várias maneiras.

Sua folhagem é perene, compacta, de coloração verde-escura e brilhante, composta por folhas lineares. Por se tratar de uma planta dióica, apresenta plantas separadas para o sexo feminino e masculino.

As flores são amarelas, discretas, surgem na primavera e não apresentam importância ornamental. Os pequenos frutos de cor vermelha a arroxeada, formados apenas nas plantas fêmeas, são comestíveis e atraem os passarinhos.

Como plantar podocarpo

Você pode ter um jardim com podocarpo, ou até mesmo cultivar o podocarpo em vaso, dentro de casa – desde que você tenha um espaço à meia sombra para a planta. Mas, em ambas situações, você precisará ter mudas de podocarpo para plantar e começar os cuidados necessários no dia a dia. 

O ideal é que você compre o tamanho e a quantidade  de mudas de podocarpo adequado para o local onde pretende usá-las. No caso de uma cerca viva, você precisará de muitas mudas de podocarpo juntas, para formar uma cerca ampla e bonita. Já para usar o podocarpo em vaso, apenas uma muda da sua preferências será o bastante. 

Podocarpo no jardim

Para o cultivo no jardim, é necessário abrir um berço de plantio com cerca de 40 cm de largura por 30 cm de profundidade.

Logo após esse processo, adicione uma camada de substrato e adubo NPK 10.10.10 granulado, coloque o torrão da planta e cubra com substrato misturado com a terra de jardim.

É importante plantá-lo em solo bem drenado e com bastante matéria orgânica. Essa planta se adapta muito bem em todos os climas do nosso país e pode ser cultivada em meia-sombra e pleno sol.

Quanto a rega, o podocarpus deve ser irrigado de uma a duas vezes por semana em abundância.

Podocarpo no vaso

Essas plantas são muito comuns na formação de cercas vivas em muros, mas elas também são muito bonitas individualmente, além de serem bem populares. Assim como é fácil criar as mudas da Podocarpo, o cultivo delas em vasos também é simples, veja:

1. Escolha um vaso, de 30 a 50 litros, furado;
2. Forre a base do vaso, preferencialmente com manta bidim;
3. Faça uma camada de argila expandida ou pedrisco;
4. Faça a segunda camada com areia e complete o vaso com terra expandida;
5. Perfure uma cova de modo que caiba todo o torrão da muda;
6. Coloque a mudinha no local cavado e cubra com terra;
7. Irrigue de maneira que o solo fique totalmente úmido.

Como cuidar de um podocarpo 

Agora que você já aprendeu como plantar podocarpo, é preciso conhecer os cuidados necessários para um ótimo desenvolvimento. Mas não se preocupe porque o cultivo é simples.  Confira as dicas:

Clima: Tropical, Subtropical, Oceânico, Temperado. Tolera geadas leves e adapta-se bem em áreas litorâneas, ou seja, é tolerante a salinidade e maresia.

Cultivo: Deve ser cultivada a pleno sol ou meia sombra.

Regas: Devem ser moderadas, pois não tolera o solo úmido. Resiste a pequenos períodos de seca.

Solo: O solo deve ser fértil, enriquecido com matéria orgânica, levemente ácido e bem drenado.

Poda: Podas recorrentes são indicadas – principalmente se você fizer uma cerca viva podocarpo; 

Como fazer muda de podocarpo

Você já tem uma cerca viva podocarpo e quer tirar uma muda para dar alguém? Então você precisa aprender como fazer muda de podocarpo. O processo é bem fácil, confira:

  1. Corte um galho saudável;;
  2. Retire as folhas da parte inferior e corte a ponta na diagonal;
  3. Coloque o galho num recipiente de vidro com um dedo de água para deixar apenas a pontinha do galho na água;
  4. Troque a água do podocarpo todos os dias até enraizar;
  5. Assim que enraizar, coloque a muda na terra adubada e siga regando diariamente o podocarpo em vaso até surgir as primeiras folhas. 

Planta tóxica

São necessários cuidados ao inserir a espécie no jardim, pois a planta pode ser tóxica se ingerida. Por esse motivo, é necessário cultivar em local seguro, distante de animais e de crianças.

Uso paisagístico

O Podocarpo é um arbusto versátil, que se encaixa perfeitamente em jardins de estilo oriental, clássico, mediterrâneo ou contemporâneo. Sua forma é bonita, não obstante, pode ser topiado para adquirir o formato desejado. No jardim se presta para o plantio isolado ou em renques: junto a muros e formando cercas-vivas.

Por não ter raízes agressivas e espinhos, é uma ótima opção para calçadas. Desenvolve-se muito bem quando envasado, e assim é apropriado para adornar pátios, sacadas e varandas.

É uma espécie bastante usada na formação de Bonsai e para jardins planejados de acordo com os preceitos do Feng Shui.

Também recebe o nome de pinheiro budista. Em Hong Kong é altamente considerado uma árvore do Feng Shui, dando-lhe um valor de mercado muito alto. Nos últimos anos, a escavação ilegal de pinheiros budistas se tornou um problema na cidade. 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.