Suculentas

Portulacaria Afra: como cultivar a suculenta arbusto de elefante

 Portulacaria Afra é uma suculenta com folhas carnudas e brilhantes que crescem como um arbusto. Diferente de outras espécies, esta aqui é bem forte e muito resistente.

Ela também é conhecido por Arbusto de Elefante e é originária do Sul da África. Por este motivo é que a planta carrega no final de seu nome científico “afra“, que significa “aquela que veio da África“.

A planta possui caules grossos e bem amarronzados, mas que tem belas folhas esverdeadas que lembram em demasia com a planta de Jade. Mas na verdade, a Portulacaria afra é parente da planta onze-horas (Portulaca grandiflora).

Outra característica interessante é que a Portulacaria Afra, é encontrada em locais com clima mais tropical e subtropical. Por isso se adaptou superbem ao clima quente do Brasil. 

Essa suculenta costuma variar em sua coloração porque suas folhas não conseguem produzir a clorofila, que é a responsável por dar o tom esverdeado a planta. É por este motivo que podemos encontrar variações de branco e amarelo na Portulacaria.

As flores costumam possuir outro tipo de tonalidade, que seriam rosas em formato de estrela. Se atente apenas que certas espécies poderão ter outro tipo de tonalidade nas pétalas.

Você terá total facilidade de cuidar da Portulacaria Afra dentro de casa. Você precisa apenas se certificar de que ela pegue boa iluminação.

Como cuidar da Portulacaria afra

Portucalaria afra  pode ser plantada em vasos, jardineiras e canteiros no jardim, sendo que o mais comum é o cultivo em vasos de plástico ou barro.

No de plástico o substrato fica úmido por mais tempo, já o de barro absorve a umidade e impede que sua planta morra por excesso de água.

De pequeno porte, a Portucalaria afra pode passar de um metro de altura, caso mantida direto no jardim, ou alcançar os 40 centímetros quando em vaso.

Descubra a seguir quais os cuidados que você deve ter ao cultivar esta pequena suculenta:

Iluminação

Se estiver cuidando da planta dentro de casa, forneça a luz mais brilhante possível. Uma janela voltada para a luz do sol funcionará melhor. Você pode precisar mover a muda algumas vezes até encontrar o local certo. Idealmente, a planta precisa de pelo menos 5-6 horas de luz. Atente-se pois a Portulacaria afra tem melhor desempenho em áreas que recebem bastante luz solar.

A suculenta pode tolerar sol parcial e pleno sol, mas prefere luz solar filtrada brilhante. Além disso, tenha cautela com a exposição solar ou as folhas ficarão queimadas. Procure proteger a planta caso faça um calor de 40 graus na sua região.

Temperatura

A planta pode sobreviver a temperaturas abaixo de – 3 graus durante o inverno. Portanto, você também pode cultivá-la nas regiões frias. Mas você precisa colocá-lo dentro de casa para maior proteção. A planta pode resistir a altas temperaturas de até 45 graus no verão quente.

No entanto, o ideal e o que esta planta precisa são de temperaturas moderadas para crescer e prosperar.

AMAZON.COM.BR

Regador de Plantas Bico Longo Rosa Ouro Ajuda Você a Regar Plantas Minúsculas, Suculentas, Bonsais

R$114,78

Regas

Por pertencer à família das suculentas, o arbusto de elefante tem necessidades de água semelhantes. A planta gosta de ser regada quando o vaso está completamente seco. Então, se você não tem certeza se o pote está seco ou não, pode verificar por dois métodos, um é mergulhar o dedo no solo e conferir a umidade e o outro é pegar o pote e verificar seu peso, se estiver pesado significa que há um pouco de água.

A primeira coisa ao regar o arbusto de elefante é ter em mente que você precisa regá-lo com moderação, não com o método de inundação. Certifique-se de que a água atinja o fundo do vaso e coloque-a de frente para a luz do sol. Esta planta tem folhas finas que permitem o armazenamento de água.

Adubos e substratos

Se você plantou o Portulacaria em um solo que contém todos os nutrientes, isso é muito bom, mas se você acha que deve fornecer nutrientes de fora também, então você pode utilizar os adubos. Usar mensalmente na primavera e no verão o fertilizante líquido NPK 10-10-10, sempre a metade da dose recomendada pelo fabricante.

Usar um substrato para suculentas e cactos cuja textura é especialmente formulada para garantir uma boa drenagem, também é válido.

Podas

A planta Portulacaria afra deve ser podada uma vez por ano. Caso contrário, ela crescerá e se tornará um arbusto suspenso, já que cresce muito rápido. Portanto, para controlar a propagação desta planta e manter sua beleza, você deve podá-la. A poda deve ser feita com cuidado. Certifique-se de que está apenas cortando ramos terminais.

Pode a planta durante o verão, após a floração. Use objetos pontiagudos para cortar os galhos, folhas e flores da planta. Após a poda, regue e deixe-a em sombra parcial.

Pragas e doenças

A planta Portulacaria pode enfrentar alguns problemas comuns que são também são enfrentados por outras plantas suculentas. Isso inclui ataques de insetos, como ácaros, percevejos e formigas. Além disso, alguns problemas relacionados ao cuidado, como excesso de água, submersão e apodrecimento da raiz. As doenças mais comuns são causadas por pragas e fungos.

Existem métodos separados para tratar esses problemas. Para insetos, você pode tentar lavar e usar inseticidas, e para pragas, você pode usar pesticidas. Para o fungo, recomenda-se o uso de fungicidas. Enquanto isso, os problemas relacionados aos cuidados só podem ser resolvidos cuidando adequadamente de sua planta. Você terá que fornecer luz, rega e fertilização adequada.

Propagação da Portulacaria afra

Como a maioria das suculentas, o arbusto de elefante é fácil de reproduzir a partir de estacas. Faça cortes na primavera ou no verão para obter melhores resultados. Deixe o corte secar e endurecer por alguns dias e, em seguida, plante-o em solo úmido e arenoso em um pequeno vaso. Coloque a estaca em uma área moderadamente iluminada onde as temperaturas sejam de pelo menos de 18 graus.

Mantenha o solo levemente úmido e em algumas semanas a muda enraizará e você terá uma nova suculenta de arbusto de elefante para compartilhar com um amigo ou adicionar à sua coleção.

Curiosidades sobre a Portulacaria Afra

Na África Austral, a Portulacaria Afra faz parte de um dos ingredientes para a fabricação de gin artesanal. Quem adora bebidas alcoólicas certamente apreciaria uma boa dose desse diferente gin.

Outro fato interessante, é que em outros lugares a planta é utilizada com frequência nos alimentos. É possível degustar da planta nas saladas, sopas e em alguns ensopados para pessoas que apreciam um sabor amargo. Portanto, a planta é totalmente segura e não apresenta riscos à saúde do ser humano.

Apenas devemos mencionar que por ser seguro para nós, não significa ser para os pets. Ela pode ser perigosa para cães e gatos, além de causar vômitos, desordem e problemas no trato estomacal dos animais.

Portanto, é melhor deixar a suculenta distante de ambos os animais, principalmente dos felinos que costumam saborear folhas de plantas. Evite que eles cheguem perto para proteger a saúde dos pets.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.