Plantas Utilidades

Pragas de jardim: receitas caseiras e naturais para combatê-las

Nada como um jardim saudável e vistoso, não é mesmo? Mas por várias razões, as suas plantas de casa podem estar sofrendo com o excesso ou a escassez de água, podas inadequadas ou falta de adubação. Então, elas viram alvo fácil de pragas. 
Nesse sentido, o ideal é manter um cuidado diário, observando as condições gerais da planta. Portanto, se ela apresentar folhas amarelas, caules quebradiços ou flores secas e murchas, acenda o sinal de alerta. O ideal é manter as plantas sempre sadias para evitar o ataque de pragas, mas também é possível controlá-las sem prejudicar as flores e folhagens.

Cuidados com as plantas de casa 

Só para complementar é importante conhecer o “inimigo” antes de combatê-lo, não é mesmo? Pragas diferentes precisam de cuidados diferentes. Por isso, ao suspeitar de uma praga, procure identificar o que exatamente está atacando seu jardim. Cada peste vai apresentar suas características e atacar a planta a seu modo jeito. As principais pragas de jardim são:

Cochonilha

A cochonilha é uma praga branca que aparece em grupo e ataca as folhas, formando manchas de cor clara até enfraquecer a planta. É muito importante fazer o controle das cochonilhas, porque elas atraem formigas;

Pulgão

Assim como a praga anterior, os pulgões são minúsculos e podem aparecer em grupo e nas colorações amarelo, verde ou preto, podendo matar a planta.

Lesmas

Alguns podem achar esta praga simpática, mas não se engane. Apesar de lentas, as lesmas podem acabar com seu jardim em poucos dias! Reconhecer que um jardim está com lesmas é fácil: basta ver se as folhas que amanhecem comidas, cheias de buraquinhos.

Nematoides

 Atacam as raízes da planta, sugando seus nutrientes desde a base. No topo, a planta passa a apresentar folhas fracas e amarronzadas.

Formigas cortadeiras

Normalmente, elas são pretas ou vermelhas, sendo que quando atacam as plantas, a ação é certeira e rápida. 
Portanto, antes de aplicar inseticidas orgânicos, é importante se atentar ao horário, já que o ideal é realizar a ação no período da manhã ou no cair da tarde. Isso porque é neste período que os estômatos, estruturas que regulam a fotossíntese, estão abertos. 
Além disso, é bom tomar cuidado antes da pulverização, separando seu borrifador e suas luvas para usar. 

5 receitas caseiras que podem te ajudar 

Agora que você está bem informado sobre pragas de plantas de casa, receba algumas dicas de como preparar inseticidas caseiros. 

1. Detergente

Prepare uma solução com uma colher e meia de detergente, um litro de água e algumas gotas de óleo essencial de laranja ou de limão. Depois disso, coloque tudo num borrifador e aplique nas plantas. 

2. Óleo de neem

Use óleo de neem (comprado em lojas de produtos naturais) misturado com água ou hidrolato de citronela para borrifar sobre as plantas. Inclusive, a mesma mistura pode ser aplicada na pele para aliviar coceiras causadas por picadas de inseto. 

3. Álcool

O álcool pode ser usado puro, em um chumaço de algodão, para retirar manualmente os pulgões que ficam nas folhas das plantas, afinal, eles podem ser vistos se movimentando. 

4. Água oxigenada

Nesta receita, você precisa adicionar um litro de água em um borrifador e 4 colheres de água oxigenada de 10 volumes. 

5. Fumo de corda

Essa dica é para jardins ou hortas maiores. Você pode ferver um litro de água com 20 a 25 gramas de fumo de corda picado. Deixe a solução esfriar por meia hora, coe e junte mais quatro litros de água. Depois é só pulverizar as plantas com essa solução. 
Basicamente, você pode repetir a aplicação dessas receitas pelo menos uma vez por semana até que as plantas de casa estejam bem saudáveis.  

Em resumo, eliminar pragas faz parte dos cuidados com as plantas do seu jardim, afinal, assim as espécies estarão sempre bonitas para deixar sua casa ainda mais agradável. 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.