Flores Ornamentais

Pychotria elata: A rara flor do beijo

Também conhecida por Flor do Beijo, esta bela e chamativa flor é mais uma peça que a natureza nos prega.

A Psychotria elata é uma espécie rara da família Rubiaceae, também conhecida por flor de lábios, lábios quentes ou planta dos lábios quentes. Trata-se de planta arbustiva que cresce nos bosques tropicais das Américas Central e do Sul.

A parte vermelha e vistosa que lembra lábios carnudos é formada pelas brácteas, que são folhas modificadas que protegem as minúsculas flores de cor amarela clara. As flores são polinizadas por borboletas e beija-flores.

As inflorescências vermelhas se destacam em sua folhagem verde de aspecto lustroso e começam a perder a cor quando as flores se abrem.

Os frutos possuem formato oval e podem ser azuis ou pretos quando maduros.

A natureza dotou algumas plantas da capacidade de modificar suas estruturas para atrair os animais que necessitam para realizar a polinização.

Pychotria elata – cultivo

Condições do solo

A planta flor beijo gosta de um solo com ótimo teor de matéria orgânica e que seja fértil. Mas é importante que o solo tenha boa drenagem e retenha um pouco de umidade. Isso garante um bom crescimento e floração para essa planta!

Desta forma se o cultivo da flor beijo for no solo, o mesmo deve apenas ser fértil e não acumular água em excesso. Mas o local de cultivo deve ser sempre protegido do sol pleno. Ou seja, cultive embaixo de uma árvore!

Se o cultivo da flor beijo for em um vaso, o substrato que eu recomendo é terra de jardim, areia grossa e terra vegetal. Mas você pode adicionar um pouco de húmus de minhoca para melhor a qualidade do mesmo. E o vaso deve ser de tamanho médio ou grande!

Importante: Essa planta se desenvolve melhor diretamente no solo. Mas ela pode ser conduzida como um arbusto ou até mesmo como uma árvore pequena!

Clima ideal

A planta flor beijo gosta de um clima quente, boa umidade e luminosidade. Ou seja, essa é uma planta de clima tropical ou equatorial. Mas eu recomendo o cultivo em clima quente e meia sombra!

Se o cultivo for em sol pleno de alta intensidade, as folhas desta planta queimam rapidamente. Desta forma, evite sempre o cultivo desta planta em sol extremo. Mas se o cultivo for em meia sombra, mantenha em um local arejado, que não pegue ventos fortes e que receba a luz solar filtrada.

Só que é importante saber que essa planta cresce em florestas tropicais. E a mesma precisa de no mínimo 5 horas de luz solar filtrada ou indireta. Mas a temperatura ideal para cultivar a flor beijo é entre 15°C e 32°C.

Só que essa linda planta arbustiva não tolera o frio intenso, estiagem prolongada e geadas severas. Mas se você mora em uma região fria, cultive essa planta dentro de casa!

Importante: A flor beijo aceita o cultivo dentro de casa. Mas é importante oferecer bastante luminosidade e uma boa circulação de ar.

Como regar

A planta flor beijo se desenvolve em florestas com alta umidade. Desta forma, essa planta precisa do solo ou substrato levemente úmido sempre. Mas a mesma não tolera o excesso de água e nem a falta da mesma!

Ou seja, eu recomendo que você nunca deixe o solo o substrato seca totalmente. Essa plantinha não gosta muito da estiagem e solo seco. Mas se você manter sempre uma boa umidade para essa planta, a mesma irá crescer muito bem.

Caso o cultivo da flor beijo seja no vaso, as regas no verão são quase diárias. Mas no inverno as regas são com menos frequência. Desta forma, procure sempre manter úmido o substrato!

Caso o cultivo desta planta seja no solo, as regas no verão são diárias. E no inverno as regas são a cada 3 ou 4 dias. Mas as regas nesse caso depende do volume de chuvas e umidade na sua região.

Importante: Para você ter êxito no cultivo desta planta, independente do clima ou região mantenha a mesma sempre com o solo ou substrato levemente úmido.

Propagação: a forma de propagar essa planta é através das sementes ou estacas. Só que infelizmente em seu meio natural é uma planta que está passando por certas dificuldades por causa da derrubadas das florestas e por sua comercialização excessiva.

Produtos que podem te interessar…

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.