Flores

Rabo de gato: como cultivar essa planta exótica

O rabo de gato é uma planta herbácea e florífera, que chama a atenção de todos com suas inflorescências vermelhas, com textura de pelúcia.

Seu nome científico é Acalypha reptans e pertence à família Euphorbiaceae.

Também conhecida como acalifa ou acalifa rasteira, o rabo de gato é nativa do continente asiático e recebeu esse nome por conta da presença de “pelos” que brotam na estrutura de suas flores que fazem com que se assemelhe ao rabo deste felino.

Com maior incidência na Índia, o rabo de gato é uma espécie de planta que não cresce bastante – seu máximo é 40 centímetros de altura.

A planta é perene, herbácea e florífera: a cor de suas flores é um vermelho muito vivo e que tem a aparência aveludada.

As folhas do rabo de gato são densas, baixas, possuem um formato denteado e levemente aveludadas. Seus caules são finos e lenhosos.

Além disso, é uma espécie rústica que pode ser cultivada em climas equatoriais, subtropicais e tropicais.

Por ser uma flor resistente, há a possibilidade de floração o ano inteiro.

Existem variedades de rabo de gato que produzem flores em tonalidades não só vermelhas, mas também amareladas e esverdeadas:

Acalypha wilkesiana é a espécie mais difundida no Brasil:

Sua folhagem é de tom marrom-acobreado, com manchas rosadas, pretas ou brancas. Suas flores são miúdas.

Acalypha wilkesiana macafeana:

São folhas avais e vermelhas que podem se destacar com tons de bronze e vermelho-escuro.

Acalypha hoffmannii:

São folhas esverdeadas com manchas bancas.

Cultivo do rabo de gato

Tal planta não exige muitos cuidados no cultivo, mas algumas dicas servem para uma melhor desenvoltura da espécie e de sua floração frequente.

Uma delas é o tipo de luminosidade que o rabo-de-gato precisa: procure cultivá-la em locais de meia sombra ou sol pleno.

Preze por um solo bastante fértil com matéria orgânica e regas regulares, ou seja, a terra precisa estar sempre molhada, entretanto não encharque as flores, afinal a água em excesso pode ser propícia para o surgimento de fungos.

A adubação também é uma etapa importante para o rabo de gato, mas borrife os nutrientes em horários em que o sol não está tão forte para não queimar as folhas.

Embora apresente resistência, o rabo de gato não suporta geadas. O rabo de gato é uma planta que pode ser plantada em jardineiras ou vasos com outras plantas, mas é também considerada uma planta de forração, isto é, pode servir como um tipo de grama.

A combinação com outras plantas favorece o visual e pode deixar a terra molhada por mais tempo. Outra sugestão de plantio do rabo de gato é para a formação de maciços e bordaduras em seu jardim.

O crescimento do rabo de gato acontece no início da primavera e dura até o verão.

Produtos que podem te interessar

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.