Frutíferas

Romã: veja o passo a passo para cultivar esse fruto cheio de simbolismos

romã é o fruto da romãzeira, árvore da espécie Punica granatum, comum no mediterrâneo oriental e médio oriente.

A árvore de romã é um arbusto que cresce com caule ereto e vertical, podendo chegar a ter 5 metros de altura. Tem preferência por climas amenos, se desenvolvendo muito bem nele, mas suporta diversos tipos de climas.

Suas flores são formadas na primavera e os frutos amadurecem no verão. O seu interior é subdividido por finas películas, que formam pequenas sementes possuidoras de uma polpa comestível.

 A polpa é usada para a preparação de aperitivos, sobremesa ou algumas vezes em bebida alcoólica.

A romãzeira é uma árvore de cultivo versátil, tornando-se uma boa opção entre as frutas para se plantar num pomar.

Neste artigo, vamos explicar o passo a passo de como plantar romã.

Cultivo da romã

Rica em ferro, cálcio, vitamina C, magnésio, manganês e, principalmente, zinco – que ajuda muito na imunidade do organismo -, a romã é uma boa pedida para quem deseja manter a saúde em dia sem sair de casa.

Isso porque a variedade pode ser facilmente plantada em vasos, ficando ao alcance de todos na varanda, quintal ou jardim.

Para isso, ela precisa apenas de alguns cuidados de plantio e manutenção, que envolvem irrigação e drenagem eficiente do vaso, preparo adequado do solo e adubação regulares.

O seu plantio pode ser feito com sementes, que costumam germinar facilmente e da mesma forma podem ser plantadas.

Passos a seguir:

1 . Primeiramente você precisa ter em mãos as sementes de romã. Elas podem ser adquiridas em lojas de jardinagem ou retiradas do próprio fruto. Não costumam ser caras, tanto as sementes como a fruta.

2 . Se você optar por usar as sementes da fruta, escolha uma fruta com aparência saudável. Retire umas 3 ou 4 sementes – apenas por garantia, mas se quiser plantar mais de uma romã, pegue duas sementes por cada tentativa -, e deixe as secar à sombra.

3 .germinação pode ser feita utilizando um algodão úmido. Molhe-o e torça um pouco, o suficiente para que não pingue água mas sem perder a umidade. Deposite 2 sementes por pedacinho de algodão.

As sementes de romã não precisam necessariamente serem germinadas na terra, mas se você preferir assim, deixe-as bem perto da superfície do substrato.

4 . Você pode optar por plantá-la em vaso ou no solo, mas saiba que ela não passa dos 2 metros de altura num vaso, mesmo que ele seja grande, adaptando-se muito bem a vasos de 50 a 80 centímetros de comprimento.

Os de cerâmica e cimento são mais porosos e, por isso, oferecem uma boa drenagem do excesso de água. Já os de plásticos, além de serem mais leves e práticos, exigem menos regas, justamente por serem menos porosos e perderem menos água. Independentemente do estilo, deve-se fazer a drenagem do recipiente com uma camada de britas ou argila expandida.

5 . A terra deve conter uma quantidade considerável de matéria orgânica, por isso, não deixe de misturar um pouco de adubo e húmus na terra em que deseja plantá-la. Além disso, quando ela já estiver desenvolvida, troque o substrato anualmente, para que ela nunca deixe de dar bons frutos.

6 . O adubo químico mais recomendado é o N-P-K, Nitrogênio, Fósforo e Potássio em proporção 4-14-8 ou 10-10-10. Mas por ser uma planta de frutos, prefira não utilizar adubos químicos, apenas orgânicos. Misturar húmus e compostagem ao substrato é muito mais saudável e pode ser até mais efetivo do que utilizar adubos químicos.

7 . Em relação a rega da romãzeira, tente regá-la com frequência para que o solo nunca se encontre totalmente seco, mas também, nunca encharcado. Ela precisa de um solo úmido. Para evitar o aparecimento de fungos que trazem doenças, não deixe-o encharcar.

8 . A época ideal para realizar o plantio da romã é no começo de setembro, por ser uma época chuvosa. Ela também precisa de ao menos 4 horas de sol diário por dia.

Se seguir todas as dicas acima, não é provável que você encontre problemas no seu plantio.

Feng Shui e Simbolismos

A romã é uma frutífera muito querida e utilizada no oriente e principalmente nos projetos de Feng shui por que ela tem muitos significados simbólicos.

Fertilidade

Acredita-se que ela esta associada à fertilidade, graças à grande quantidade de sementes dentro de cada fruto e, assim, essa fruta traz a sorte de ter muitos filhos.

Família unida

A romã também representa a família unida, companheira e abençoada.

Prosperidade

Ela também é um símbolo de prosperidade, pela coroa no topo do fruto, pela fartura de sementes e pela cor vermelha, que os chineses consideram muito auspiciosa e que também é uma das cores do guá da prosperidade.

Quem nunca comeu romã na virada do ano e guardou as sementes de romã na carteira para ter sorte e prosperidade durante todo o ano?

Amor
E ainda há quem diga que a fruta está relacionada ao amor e que era usada em rituais para a deusa Afrodite, pois a fruta alimenta o amor.

Produtos que podem te interessar


Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.