Ornamentais Plantas

Samambaia Azul: aprenda a cultivar a Selaginella Uncinata

O nome popular samambaia azul é dado para a Selaginella Uncinata, que é um tipo de planta rastejante.  Ela pertence ao gênero Selaginellaceae, que reúne mais de 700 espécies com características rasteiras ou com folhas semelhantes a pequenas escamas.

Apesar de ser considerada um tipo de samambaia, é preciso ressaltar que são de famílias diferentes. Enquanto as samambaias comuns pertencem à família pteridaceae, a samambaia azul pertence à família selaginella

Como as folhas são muito parecidas com a das samambaias, acabou ganhando esse nome por associação. Inclusive, a coloração das folhas não é, de fato, na cor azul. O que acontece é que, dependendo da luminosidade presente no ambiente, as folhas assumem uma tonalidade azulada. 

A Samambaia Azul é uma planta de grande valor ornamental e que traz um ponto de atenção ao ambiente em que está inserida. Ela é fácil de cultivar e se desenvolve bem em ambientes internos ou externos! Veja as dicas de como cultivar a sua:

Como cuidar de uma samambaia azul

A samambaia azul prefere substratos leves e bem drenados, ricos em matéria orgânica. Se for plantada em vasos, escolha uma opção média ou grande para dar espaço para a planta crescer.

Prepare o vaso com uma camada de argila expandida no fundo para que a água das regas possa escoar mais facilmente. Isso evitará que as raízes apodreçam ou entupam os buracos dos vasos.

Escolha do vaso e do local 

Vasos estilo cuia ou bacia são ótimas opções para cultivar a samambaia azul, especialmente para compor um ambiente de selva urbana em áreas internas.

Se estiver usando um vaso suspenso, fique atento aos ventos fortes na área. Estes podem derrubar o vaso ou apressar a necessidade de rega.

Você pode cultivar a planta em um vaso de parede, combiná-la com outras plantas em uma composição ou colocá-la em um vaso simples sob um aparador ou suporte de chão.

Mude para um vaso maior à medida que a planta for crescendo. Se preferir mantê-la ao ar livre, também pode ser cultivada em canteiros, pois também é uma planta ideal para forrações.

Imagem/ Agroflora jardins

Luminosidade

Coloque o vaso em uma área parcialmente sombreada e com bastante luz. Além disso, fique atento à presença e intensidade do sol no cômodo escolhido, pois a luz solar direta danificará as folhas da samambaia azul.

Irrigação

A samambaia azul é muito sensível à falta de água! Portanto, regue com frequência, mas não encharque o substrato. Use as pontas dos dedos para garantir que o solo esteja completamente seco.

Dica: Os vasos autoirrigáveis ajudam a otimizar os cuidados de espécies que gostam de solo úmido.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.