Folhagem Ornamentais

Samambaia Bailarina: aprenda como cuidar da sua planta

A Samambaia Bailarina, também conhecida como “7 Saias”, é uma planta exótica e de apelo visual que tem ganhado popularidade em todo o mundo devido à sua beleza e facilidade de cuidado.

As folhas dessa sensacional samambaia apresentam nas extremidades várias bifurcações apresentando o efeito de uma roupa de bailarina ou das tradicionais saias das baianas.

Esta planta de nome científico Nephrolepis sp, pertence a família Polypodiaceae, e deve ser, preferencialmente, cultivada em cuias ou vasos de fibra de coco. O vaso de fibra de coco retém umidade, algo que samambaias adoram.

Com hastes que podem chegar a medir 70 cm de altura, a Nephrolepis sp possui ritmos diferentes de crescimento, dependendo do local em que é cultivada. Portanto, é indicado replantar entre 6 e 12 meses.

Devido ao seu tamanho e forma graciosa, esta planta é frequentemente utilizada como elemento decorativo em espaços residenciais e comerciais.

Além de ser uma planta bonita, a Samambaia Bailarina também tem propriedades benéficas para a saúde. Ela é capaz de purificar o ar, removendo poluentes tóxicos e melhorando a qualidade do ar a sua volta. Isso pode ser especialmente útil em ambientes fechados, como escritórios e casas, onde a poluição do ar é um problema comum.

Dicas de cultivo da Samambaia Bailarina

Além da sua beleza, a Samambaia Bailarina é conhecida por ser uma planta fácil de cuidar e ideal para quem tem pouca experiência com jardinagem.

Abaixo alguns fatores que você deve levar em consideração para cultivar sua samambaia:

Ambiente ideal

A samambaia bailarina deve ser cultivada em local iluminado, mas que não receba luz solar direta. O vento também não é favorável ao desenvolvimento e causa queimaduras nas folhas, por isso é uma excelente opção para cultivo em ambientes internos.

Como regar

A umidade é o principal fator para o bom desenvolvimento dessa planta. Indica-se duas regas semanais, deixando o substrato completamente úmido, mas nunca encharcado. Borrifar água nas folhas 1 vez por semana é um mimo que elas apreciam.

Substrato

Uma boa dica de substrato para o cultivo é 50% de fibra de coco, 25% de terra e 25% de areia grossa. Outro bom substrato é: 1 parte de terra vegetal, 1 parte de terra comum de jardim e 1 parte de húmus de minhoca.

Dica extra: É importante saber que samambaias não gostam de serem mudadas de lugar pois acostumam-se a luminosidade e temperatura local, podendo definhar facilmente caso sejam trocadas de ambiente com frequência.

Em resumo, a Samambaia Bailarina é uma planta linda e fácil de cuidar que pode adicionar um toque de beleza e saúde a qualquer espaço. Se você está procurando por uma planta exótica e única, considere adicionar uma Samambaia Bailarina ao seu jardim ou casa. Com certeza, ela será um complemento perfeito para qualquer ambiente.

SHOPEE.COM.BR

Adubo Fertilizante Npk 10 10 10 Plantas – Flores – Rosas Deserto – Samambaia 1kg

R$9,95

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.