Flores

Scadoxus multiflorus: aprenda como cultivar a flor Estrela de Natal!

Scadoxus multiflorus é conhecida por uma porção de nomes, como coroa-imperialdiadema-reallírio-sangu-salmão, mas é como estrela de natal que você vai encontrá-la com mais facilidade no Brasil.

Da família Amaryllidceae e originária da África Tropical, a estrela de natal é uma flor encantadora e marcante, que traz consigo a simbologia de ser “a flor que anuncia a chegada do Natal”. Indicada para jardins, essa é uma opção elegante que também pode ser cultivada em canteiros ou vasos.

Bulbosa, acorda no início do verão com uma inflorescência esférica composta por muitas flores pequenas e vermelhas, com folhas largas e onduladas nas pontas.

Como cultivar a Estrela de Natal

Independente se for para cultivar no seu jardim ou em vasos, essa é uma planta que requer cuidados frequentes para crescer forte e saudável.

Por exemplo, essa planta precisa ser frequentemente hidratada. Apesar de ser uma espécie que gosta muito de água, tome cuidado para não encharcar o solo. O mais indicado é criar um cronograma de irrigação periódica, mantendo a planta irrigada, mas sem exagero. 

A estrela de natal  não sobrevive a geadas e no outono é comum que perca as folhas, principalmente em regiões onde as temperaturas são mais baixas. Porém, na primavera rebrota e começa o processo de florescimento. Nessa fase, o pendão floral surge e abre completamente próximo ao Natal.

Por isso, é muito importante entender que a floração entra em período de dormência no inverno, ou seja, não é para pausar os cuidados. Pelo contrário, plante um ou mais bulbos e deixe em cultivo protegido até quando notar seu desenvolvimento.

Leve a planta para locais com sol pela manhã, mas sempre evitando o sol forte da tarde. Em outras palavras, atenção com a temperatura a que a flor é exposta. Lembre-se que essa é uma espécie de meia-sombra e de clima ameno. 

Estrela de Natal: modo de cultivo

Para os fãs de jardinagem que pensam em colorir o seu ambiente, a flor de natal pode ser cultivada em canteiros ou vasos. Então, para esse modelo de plantio, listamos algumas dicas importantes. Confira!

Terra e adubo

Para cultivar a estrela-de-natal em vaso, o primeiro passo é ter um substrato rico em matéria orgânica, localizado a meia-sombra, levando em consideração os cuidados com a irrigação.

Nesse caso, a preparação da terra pode ser feita com adubo orgânico, geralmente esterco bovino. Também pode ser utilizado cerca de de 1 kg, composto orgânico de folhas e adubo granulado NPK formulação 10-10-10.

Regas

Regue generosamente quando a planta estiver em período de crescimento, e diminua as regas gradualmente após a floração, conforme as folhas forem desaparecendo no inverno.

Bulbos

Como é uma planta que no inverno entra em período de dormência, podemos retirar os bulbos após o final do ciclo e, posteriormente, plantá-los novamente no final da estação ou deixá-los sob a terra. Esse é um processo que colabora para multiplicar a divisão dos bulbos.

Saiba que se você for comprar as mudas dessa planta, elas são comercializadas em forma de bulbos que ainda estão dormentes ou em fase inicial de floração. Portanto, é importante conhecer essa etapa de cultivo. Atenção para não enterrar os bulbos demasiadamente, o ideal é deixar a ponta do bulbo fora da terra. 

Luz

Sol direto ou parcialmente sombreado. Se desenvolve bem em ambientes semi-sombreados. Cuidado com sol muito quente – se a planta for exposta por demasiado tempo ao sol escaldante, irá ressecar e ter as folhas queimadas.

Reenvase

Quando novas plantas surgirem, a partir da multiplicação de seus bulbos, reenvase em um vaso um pouco maior, aproveitando para separar essas novas mudas que nascem espontaneamente ao redor da planta.
Recomenda-se reenvasá-la em setembro, no início da primavera, a cada três anos aproximadamente.

Propagação

Propaga-se por sementes ou por renovos separados a partir de seus bulbos.

Cuidado! Planta tóxica

A planta é tão venenosa que é empregada por alguns povos para fazer flechas e dardos envenenados para pescaria.

SHOPEE.COM.BR

10 Sementes De Flor Coroa Imperial

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.