Suculentas

Suculenta Colher de Cobre: conheça sua beleza esplêndida!

Conhecida cientificamente como Kalanchoe Orgyalis, a suculenta Colher de Cobre é um arbusto encontrado, pela primeira vez, na região sudoeste de Madagascar e em outros locais próximos.

Além das folhas serem lindas, as inflorescências da suculenta Colher de Cobre também são. São flores com um tom amarelo brilhante, que aparecem por cima das folhas e surgem, normalmente, durante a época da primavera.

Já se interessou em saber mais sobre essa espécie tão bonita e com grande valor ornamental? Se sim, não deixe de acompanhar o artigo até o final e aproveitar as dicas!

Características da suculenta Colher de Cobre

A suculenta Colher de Cobre pode chegar a mais de 1,5 metros de altura quando bem cuidada e nas condições ideais, por mais que demore um pouco. É uma espécie perene e tem um crescimento mais lento, porém, apesar disso, tem um grande valor ornamental.

É uma planta ramificada com folhas pontiagudas, achatadas em seu meio e estreitas ao final. Normalmente, podem chegar no máximo em 15 centímetros de comprimento e a 10 centímetros de largura. Devido ao seu tamanho mediano, pode ser cultivada em vasos internos e externos, mas também em jardins.

Ainda sobre as folhas da suculenta Colher de Cobre, é importante ressaltar que grande parte da beleza delas vem de sua tonalidade mas também devido a sua aparência aveludada, como se fossem feitas de feltro. Isso se dá porque cada uma delas são cobertas por pêlos pequenos chamados de pubescência.

A respeito da cor da suculenta Colher de Cobre, é interessante dizer que ela pode variar. Inicialmente, elas são mais claras e vão adquirindo essa tonalidade a partir da idade de maturação. Além da cor acobreada após ficarem mais maduras, as folhas também podem apresentar uma cor esverdeada próxima a sua base.

Assim como outras suculentas, a Colher de Cobre é bastante resistente e não precisa de grande manutenção para se desenvolver – além de boa quantidade de sol e regas espaçadas apenas quando o solo estiver realmente seco. No inverno, no entanto, as regas devem diminuir ainda mais.

Como cultivar a suculenta Colher de Cobre?

É possível fazer a multiplicação da suculenta Colher de Cobre através de estacas que podem ser enraizadas na areia. Para isso, você precisa realizar um corte limpo em uma parte da planta – como caule ou ramo.

Depois disso, indica-se que é necessário deixar a planta “descansando” por 2 dias em sombra e, logo após esse processo, é só plantá-la novamente e regar bastante.

Como cuidar da suculenta Colher de Cobre?

Certo! Agora que já falamos sobre as características principais da suculenta Colher de Cobre, é o momento de falarmos um pouco sobre pontos importantes para mantê-la sempre bonita e saudável. Vamos lá?

Clima

É uma espécie que responde bem a alguns tipos de clima, sendo eles: tropical, subtropical, oceânico e equatorial. Normalmente, a suculenta Colher de Cobre é uma planta que consegue viver bem entre 16º C e 30º C de temperatura. 

É sempre importante cultivá-la em pleno sol, já que é isso que fomenta seu tom mais amarelo acobreado ou canela. 

SHOPEE.COM.BR

vaso de barro cerâmico / cilindro n°3

Rega

As regas da suculenta Colher de Cobre podem ser espaçadas porém regulares, assim como as de diversas outras suculentas. É uma planta que consegue viver com pouca água e, por isso, é importante fazer o processo sempre que o substrato estiver seco.

No inverno, no entanto, lembre-se de diminuir a frequência ainda mais. Lembre-se, ainda, de sempre observar a planta e analisar se o substrato está dando conta de drenar toda a quantidade de água colocada nela. 

Solo

O substrato ideal para a suculenta Colher de Cobre deve ser fértil, rico em matéria orgânica e com boa drenagem. Se você quiser, inclusive, é possível preparar o solo com uma mistura entre argila, terra vegetal e areia grossa.

Poda

A poda da suculenta Colher de Cobre está relacionada ao seu controle de tamanho apenas.  Além disso, certifique-se de sempre manter a manutenção da planta e tirar as folhas mais secas ou queimadas para deixá-la sempre bonita e com aparência saudável.

Adubação

A fertilização pode ser feita através de adubos orgânicos para suculentas diluídos em água. Se você quiser sempre manter a planta em bom estado de desenvolvimento, faça esse processo a cada 15 dias no caso de suculentas Colher de Cobre plantadas em canteiros.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.