Suculentas

Suculenta orelha-de-shrek: gosta de ambientes iluminados e sua manutenção é simples

Esta suculenta é bastante apreciada por sua beleza, resistência e a capacidade de se adaptar a ambientes tanto internos como externos. Quando cultivada em jardins, sob sol pleno, produz belíssimas florações brancas ou rosadas. É uma suculenta que também costuma ser cultivada ao estilo bonsai, moldada como uma pequena árvore.

A suculenta orelha-de-shrek é uma cultivar da Crassula ovata, a famosa planta jade, espécie que pertence à família Crassulaceae. Nativa da África do Sul, sua característica mais marcante são suas folhas tubulares, com formato de trompetas, na cor verde esmeralda, que fazem lembrar as orelhas do Sherk, o famoso ogro dos filmes infantis.

Quanto ao crescimento pode-se afirmar que a suculenta orelha de shrek cresce lentamente podendo chegar aos 60 cm de largura e 80 cm de altura.

Crassula Ovata – Planta Jade

Crassula Ovata ‘Gollum’ X Crassula Ovata ‘Hobbit’

Existe ainda uma outra versão de orelha de Shrek, talvez menos conhecida, em que as folhas são mais achatadas, lembrando pequenas espátulas. Esta são marcadas por extremidades côncavas. Por algum motivo, esta variedade foi batizada de Crassula ovata ‘Hobbit’.

Ambas as variedades de Crassula ovata, ‘Gollum’ e ‘Hobbit’, fazem alusão aos personagens de O Senhor dos Anéis. No entanto, a despeito destas sutilezas na diversidade anatômica, as duas formas costumam ser chamadas indistintamente de suculentas orelhas-de-Shrek. Além disso, não é raro observar que uma mesma planta apresente folhas cilíndricas e achatadas, simultaneamente. Assim como as mutações que geram formas cristatas e monstruosas podem ser ocasionalmente revertidas à forma original, os cultivares ‘Gollum’ e ‘Hobbit’ da Crassula ovata parecem ser um tanto quanto instáveis, geneticamente falando, de modo a coexistirem e intercambiarem em uma mesma planta.

Crassula Ovata ‘Hobbit’

Como cuidar da suculenta Orelha de Shrek

A Gollum também é associada aos corais subaquáticos. Em especial quando suas manchas vermelhas crescem, seja pela exposição constante ao sol ou pelo aumento do gás carbônico. Por isso, ela consegue causar um efeito incrível onde quer que esteja. Saiba o que você precisa fazer para manter sua planta crescendo forte e saudável:

Luz

 A crassula ovata ‘Gollum’ aprecia muita luz, dá-se em sol pleno ou sombra parcial. Quanto mais luz, mais cor, o fornecimento de algumas horas de sol por dia permitem intensificar o contorno vermelho  no topo das folhas.

Temperatura

Aprecia ambientes quentes. Não tolera temperaturas abaixo de -1º, durante a épocas frias deve ser resguardada do frio.

Solo

 Aprecia solos arenosos, com boa drenagem e pH neutro. Geralmente é cultivada em vasos, se adaptando bem.

Substrato

 O substrato ideal para o cultivo da suculenta orelha-de-shrek é aquele clássico para todos os cactos e suculentas. Uma mistura de terra vegetal e areia grossa, em partes iguais, supre bem as necessidades desta planta. Alternativamente, podemos comprar substratos prontos em lojas para produtos de jardinagem. O importante é que ele seja bem drenável e que seque rapidamente, entre uma rega e outra. O acúmulo de água no solo é um dos maiores vilões no cultivo da orelha-de-shrek, bem como de suculentas em geral, que já armazenam água em seus tecidos vegetais.

Regas

A rega da orelha-de-shrek deve ser espaçada, de modo a deixar secar o solo entre cada irrigação. Basicamente segue as mesmas diretrizes que se aplicam aos cactos e suculentas, as regas excessivas são o motivo mais comum do insucesso no cultivo destas plantas.

Floração

Floresce desde o fim do Outono até principio do Inverno. As flores apresentam-se em cachos, têm o formato de estrela, são pequenas, brancas ou rosadas, com estames cor de rosa. A floração só ocorre quando a planta está exposta à luz solar direta.

Suculenta orelha de shrek da flor: as flores tem formato de estrela, são pequenas e brancas. Fonte: Mercado Livre

Poda

Geralmente não requer grandes podas, apenas a eliminação de folhas e ramos secos. Mas quando se pretende obter a formação de um pequeno bonsai, deve-se começar a eliminar alguns ramos desde o inicio do ciclo, de modo a manter o tronco à vista entre os vários raminhos que vão ficando.

Multiplicação

A planta Crassula Ovata ‘Gollum’ pode ser propagada a partir de estacas de caule e folhas. A maneira mais fácil é através de estacas de caule. Ao usar folhas, é melhor começar com várias folhas, porque nem todas chegarão ao fim.

Como propagar Crassula Ovata ‘Gollum’ a partir de estacas de caule:

  • Obtenha um corte de caule e deixe secar por um dia ou mais. Deixe as pontas cortadas secarem e ficarem calejadas ou selarem. É uma boa ideia obter mudas de plantas de aparência saudável com folhas roliças, não plantas desidratadas ou estressadas.

  • Depois que o corte estiver curado e seco, coloque as estacas em uma mistura de envasamento bem drenada.

  • Mantenha longe da luz solar direta. Regue ou borrife o solo em dias espaçados ou quando estiver seco.

  • Após cerca de duas semanas ou mais, você notará novas raízes crescendo.

  • Após cerca de quatro a seis semanas, às vezes mais, as estacas devem estar totalmente enraizadas e você logo notará um novo crescimento se desenvolvendo no topo ou nas laterais do caule. 

  • Uma vez totalmente enraizado, reduza a nebulização e mude para a rega regular cerca de uma vez por semana ou menos. Aumente a quantidade de luz solar à medida que a planta amadurece.
Crassula ovata ‘Gollum’ em vaso

Como propagar Crassula Ovata ‘Gollum’ das folhas:

  • Puxe delicadamente uma folha, certifique-se de pegar a folha inteira, incluindo a base. Dê uma pequena torção na folha e ela deve sair. Tente encontrar uma bela folha gorda que pareça saudável. Também ajuda ter mais de uma folha só porque nem todas vão até o fim.

  • Espere as folhas secarem por cerca de um dia ou dois. Manter em local seco, longe da luz solar direta.

  • Prepare uma mistura de envasamento bem drenada. Depois de secas, coloque as folhas no solo ou enfie as pontas cortadas no solo.

  • As folhas devem começar a lançar raízes em cerca de 2 semanas ou mais. Em mais algumas semanas, você notará uma nova planta bebê surgindo. Todo o processo pode levar de algumas semanas a meses.

  • Pode levar mais tempo para se propagar a partir das folhas do que de um caule inteiro. A taxa de sucesso também é maior com estacas de caule, portanto, lembre-se disso ao propagar. Se você seguir estes passos simples, poderá propagar essas plantas e fazê-las crescer em todos os lugares em pouco tempo.

  

Vale lembrar que o acúmulo de água no solo causa grandes prejuízos para a orelha-de-shrek. Como as suculentas já armazenam esse líquido naturalmente em seus tecidos vegetais, o excesso pode causar o insucesso do cultivo.  

Cuidados para a suculenta orelha-de-shrek não murchar 

Assim como regas exageradas podem matar sua plantinha, o oposto é igualmente perigoso. As folhas costumam murchar indicando a falta de água. Assim, a aparência não fica bonita e seu jardim parece descuidado.  

Porém, não se preocupe agora. A espécie é bem resistente. Para chegar a esse ponto, a orelha-de-shrek precisa ficar muito tempo sem ser irrigada. Então, somente é preciso tomar cuidado para não deixar seu vaso abandonado. 

Para reverter o quadro, você só precisa regar os vasos de suculentas na frequência indicada. Sempre se lembre de evitar que o solo fique muito úmido, mesmo que ela esteja com falta de água.  

Crassula Gullim – fonte: stockphoto.

Nomes populares

Orelhas de Shrek, dedos de ET, orelhas de Hobbit, árvore da amizade, jade, árvore de jade, trompeta de elefante.


Fontes: orquideasnoape.com.br | blogfontedosaberdicas.com.br | casafesta.com

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.