Plantas Suculentas

Suculentas de sombra: 10 espécies que podem ser cultivadas dentro de casa

As suculentas de sombra podem muito bem serem cultivadas em um ambiente que não receba muita luz e por isso, cultivar plantas dentro de casa não pode mais ser visto como um problema para você criar um pequeno jardim interno.

As suculentas são um grupo de plantas adaptadas a ambientes secos e áridos. Dessa forma, você pode muito bem criar um pequeno jardim formado por suculentas, seja em vasos decorativos ou até mesmo um jardim vertical.

Suculentas de Sombra Podem Ficar Sem Luz?

Nesse ponto, é preciso que você tenha alguns cuidados! Por mais que as suculentas possam ficar em ambientes com pouca luz e se adaptarem em ambientes internos, elas precisam do mínimo de luminosidade para se desenvolverem bem.

Por isso, mesmo elas sendo resistentes e fáceis de cuidar, as suculentas não irão conseguir viver por muito tempo se ficarem fechadas no banheiro, por exemplo. Dessa forma, é bom sempre deixar essas plantas próximas às janelas.

Espécies de Suculentas de Sombra

Felizmente, existem algumas espécies de suculentas que precisam de menos horas de exposição à luz solar, chamadas de suculentas de sombra.

1. Aloe Cymbiformis (Haworthia Cymbiformis)

Essa espécie de suculentas pendentes de sombra, é muito fácil de cultivar e costuma resistir a baixas temperaturas. Inclusive, pode acabar morrendo quando regada em excesso.

Por isso, ela se dá muito bem em ambientes internos, mas ela só poderá se reproduzir a partir de novas mudas se pegar algumas horas de sol por dia.

2. Arbusto Elefante (Portulacaria Afra)

Outra espécie que pode ser cultivada em sobra é o Arbusto elefante, também conhecida como “mini-jade”. Como característica, essa planta tem possui folhas pequenas e delicadas.

Possui um crescimento rápido e deve ser plantada em solo mais arenoso. Por mais que precise tomar sol por alguma horas no dia, ela não precisa ficar exposta por um grande período.

3. Barba de Moisés (Soleirolia Soleirolii)

Essa espécie de suculenta de sombra com certeza você vê muito por aí. Também conhecida como “lágrimas-de-bebê”, essa espécie de suculenta gosta de pouca luz e meia sombra.

É comumente utilizada como forração em jardins, mas também pode ser plantada em vasos decorativos dentro de casa.

4. Tapete-persa (Edithcolea Grandis)

A suculenta tapete-persa é uma espécie de suculenta de sombra que desenvolve com o tempo uma flor.

A tapete-persa é uma suculenta que prefere ficar a meia-sombra e deve ser regada poucas vezes durante o dia. Além disso, ela pode ser cultivada em vasos internos e em canteiros.

5. Suculenta-zebra (Haworthia Fasciata)

Essa espécie de suculenta é ótima para quem acaba esquecendo de regar as plantas nos vasinhos todo dia e ainda é super resistente.

6. Orelha-de-Shrek (Crassula Ovata Gollum)

Essa planta você consegue identificar logo de cara, basta observar o formato dessa suculenta. Ela lembra muito as orelhas do personagem Shrek.

Essa espécie de suculenta de sombra se adapta muito bem em casa, mas se você puder dar a ela um pouco de luminosidade, fará com que as suas folhas fiquem mais verdes.

7. Orelha-de-gato (Kalanchoe Tomentosa)

Possui como principal característica sua textura diferenciada e peludinha. Como vantagem, ela também não precisa de muita água e tem preferência por luz indireta.

É importante lembrar de molhar somente a terra e não as folhas da suculenta.

8. Onze-horas (Portulaa Grandiflora)

Outras espécies de suculentas de sombra, que também demandam de pouca luz e é fácil de cuidar, é a Onze-horas.

Suas regas podem ser periódicas e pode ser cultivada à meia-sombra, mas também gosta de bastante luz solar.

9. Lança-de-São-Jorge (Sansevieria Cylindrica)

Fora ser uma suculenta charmosa e muito resistente, é conhecida por populares por ser uma planta que afasta as energias ruins.

Além disso, ela suporta ficar bastante tempo sem água, então é uma boa opção para jardineiros iniciantes.

10. Flor-de-maio (Schlumbergera Truncata)

A flor-de-maio pode ser cultivada em vasos decorativos e até mesmo em troncos de árvore. Precisa de sombra-parcial com boa luminosidade, mas nunca sol direto.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.