Plantas medicinais

Tanchagem: benefícios e cultivo dessa planta medicinal

A Tanchagem é uma planta medicinal da família das plantagináceas, também conhecida como taiova, tansagem ou 7 nervos, muito utilizada para fazer remédios caseiros para tratar gripes, resfriados e inflamações da garganta, útero e intestino.

O nome científico da planta tanchagem é Plantago major.

Essa planta pode ser encontrada facilmente em locais públicos, beira de estradas e perto de áreas agrícolas. No entanto, essas não devem ser usadas para fins alimentares ou medicinais: dê preferência para cultivos domésticos, de quitandas, feiras e lojas de produtos naturais.

Ela é fácil de ser reconhecida, já que não possui caule e suas folhas formam uma roseta logo acima do solo, apresentando um longo pedúnculo com sementes ou flores bem pequenas no centro.

A tanchagem também se caracteriza por possuir sete nervuras, que as diferenciam de outras plantas com o mesmo formato.

Propriedades e benefícios da tanchagem

A tanchagem tem propriedade antibacteriana, desintoxicante, expectorante, analgésica, anti-inflamatória, cicatrizante, digestiva, descongestionante, diurética, sedativa e laxativa.

Por apresentarem mucilagens (secreção rica em polissacarídeos), suas folhas protegem mucosas inflamadas e as vias respiratórias, estancando hemorragias nasais e auxiliando a expulsão de secreções provenientes da traqueia, brônquios e pulmões.

Elas também têm ação antidiarreica e diminuem a irritação da mucosa intestinal.

Além de todos esses benefícios, o que muita gente não sabe é que a tanchagem não é usada somente na forma de chá e como planta medicinal. Ela também é uma Planta Alimentícia Não Convencional, uma PANC, que possui sabor suave e refrescante e é usada no preparo de refogados, recheios de omeletes, bolinhos, pastéis, saladas e muitas outras receitas. 

Formas de uso da tanchagem

A principal forma de uso da planta tanchagem é por via oral, em forma de chá. Ele é indicado para o tratamento de doenças respiratórias, assim como dores de garganta, aftas, amigdalite e laringite.

Além disso, o chá de tanchagem alivia infecções urinárias, problemas no fígado, azia e diarreia, funcionando também como um diurético para reduzir a retenção de líquidos. Saiba como fazer:

  1. Retire algumas folhas frescas e maduras da tanchagem, cerca de 3 a 4 gramas.
  2. Lave e seque as folhas escolhidas, e guarde em uma tigela com tampa.
  3. Ferva 150 mL de água e despeje sobre as folhas na tigela. Cubra com a tampa e deixe abafado até amornar.
  4. Coe o chá e pronto! O líquido deve ser guardado na geladeira e consumido em até duas semanas.

É indicado que o chá seja consumido, no máximo, até dois copos ao dia.

A planta medicinal também é usada em pomadas para a pele, no tratamento de feridas e furúnculos, pois auxilia na coagulação do sangue e na cicatrização. Confira como fazer pomada de tanchagem:

  1. Colha, lave e seque bem as folhas de tanchagem. Esse processo irá estender a conservação da pomada.
  2. Coloque-as em um pote e adicione óleo de coco.
  3. Leve-o ao banho-maria até que o óleo de coco derreta.
  4. Assim que o líquido estiver pronto, retire todas as folhas e espere que ele se solidifique, em temperatura ambiente. Para deixar a mistura ainda mais cremosa, adicione cera de abelha.
  5. Pronto! Envase a pomada em um frasco de vidro com tampa e guarda na geladeira.

Modo de cultivo

A tanchagem no Brasil é considerada uma erva daninha. Ou seja, é uma planta que pode se espalhar rapidamente e sem controle. Mas a forma de propagar essa planta é através de sementes.

Clima ideal

A tanchagem se desenvolve em diversos tipos de climas. Ou seja, essa planta cresce melhor em clima quente. Mas se desenvolve bem em clima ameno e até mesmo em clima frio.

Pode ser plantada tanto em sol pleno como em local com sombra.

A temperatura ideal para cultivar a tanchagem é entre 14°C e 32°C. Mas essa plantinha tolera bem o calor e o frio. E é uma planta resistente a geadas e frio intenso.

SHOPEE.COM.BR

Sementes Tanchagem – Plantago Major

Solo

A tanchagem é uma planta espontânea e que se desenvolve em solos bem inóspitos. Ou seja, o solo para essa planta precisa apenas ter uma boa drenagem. Apenas isso garante o crescimento desta planta!

Mas claro, se puder oferecer um solo fértil e com um bom nível de matéria orgânica é melhor. E se o cultivo desta planta for em um vaso, utilize um substrato composto por terra de jardim e areia grossa.

O vaso deve ser de tamanho médio ou use uma jardineira grande. É importante que o vaso tenha furos no fundo. Para melhores resultados use uma manta no fundo do vaso. Isso melhora a drenagem!

Como Regar Essa Planta

A tanchagem gosta de solo levemente úmido. Ou seja, é uma planta que gosta água, mas não em excesso. Por isso tente sempre evitar o encharcamento do solo ou substrato.

Se o cultivo for em um vaso, no verão as regas são a cada 2 ou 3 dias. E no inverno as regas são a cada 5 dias ou mais.

Caso o cultivo desta planta seja diretamente no solo, as regas no verão são a cada 2 dias. E no inverno as regas são a cada 11 dias ou mais.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.