Com uma beleza espetacular, a Trepadeira Jade se destaca com seus belos cachos de flores pendentes. Com caules que podem atingir até 18 m de comprimento, é ótima para ser cultivada em pergolados e deixa qualquer jardim muito mais bonito.
Strongylodon macrobotrys, comumente conhecido como Trepadeira Jade, é uma espécie de videira lenhosa da família das Fabaceae, a mesma da ervilha e do feijão.
Originária de ambientes úmidos nas Filipinas, a Trepadeira Jade, possui folhas verdes abundantes que proporcionam boas sombras e as flores têm o formato de garras, com um brilho de pérola e um tom azul turquesa intenso (daí o seu nome de jade), o que chama os beija-flores.

Dicas de cultivo da Trepadeira Jade
A Trepadeira Jade é bastante exigente quanto às condições e cuidados de cultivo. Ela é muito sensível ao nível de umidade e é suscetível a doenças fúngicas. Veja como garantir um exemplar cheio de beleza na sua casa:
Iluminação . Precisa de muita luz brilhante. A trepadeira jade deve ser plantada sob luz solar direta, ou seja, ela precisa receber os raios de sol diretamente ao menos seis horas por dia.
Temperatura . Em qualquer época do ano, a trepadeira jade desenvolve-se melhor em temperaturas entre 23º a 26ºC.
Umidade do ar . Deve ser elevado. Recomenda-se umedecer regularmente o arbusto com um pulverizador.
Vaso . O sistema radicular desta videira é bem desenvolvido e muito poderoso. Cresce relativamente rápido em volume. É por isso que, para plantar a Trepadeira Jade, você deve dar preferência a um vaso alto e bastante largo feito de cerâmica ou plástico forte. Deve haver orifícios de drenagem no fundo do recipiente.
Rega . Por se tratar de uma planta de clima tropical, a trepadeira jade gosta de umidade, ou seja, ela precisa de regas frequentes, mas sem encharcar o solo. Umedeça o substrato abundantemente, mas somente depois que a camada superior secar levemente.
Substrato . Para o cultivo desta planta, é utilizada uma mistura de solo saturada com nutrientes. Para prepará-lo, é necessário combinar húmus , turfa e areia na proporção de 1: 1: 1. Não se esqueça de fazer uma boa camada de drenagem no fundo do recipiente, para isso você pode usar argila expandida.
Fertilizante . Lembre-se de manter a adubação sempre em dia. Prefira os meses de primavera e verão para adubar. Um bom adubo é o NPK 10-10-10, mas você ainda pode fazer adubações regulares usando esterco, farinha de osso ou adubo orgânico.
Floração . Pelo seu grande apreço por climas mais quentes, o processo de floração pode acontecer na primavera ou no verão.
Reprodução . Método de estacas e sementes.

Como fazer muda de Jade
O processo se dá normalmente, por sementes ou estacas – a propagação através das estacas, inclusive, costuma ser maior e mais efetiva. É necessário retirar o galho da planta, de preferência mais largo e com folhas saudáveis. Além disso, certifique-se que o corte seja feito rente ao caule.
Depois disso, você terá que:
- Retirar as folhas do galho e colocá-lo em um substrato fértil;
- Enterre o galho por, pelo menos, 15 centímetros de profundidade;
- Use um hormônio enraizador para ter mais sucesso no seu cultivo;
- Mantenha o vaso em que a planta está se desenvolvendo em local fresco e sombreado, evitando expor a Trepadeira Jade ao sol;
- Quando sentir firmeza no galho, a planta provavelmente já criou raízes. A partir daí, dê mais sol para ela e, em seguida, plante a muda em um local definitivo.
Possíveis problemas
Se a Trepadeira Jade não for devidamente cuidado, vários problemas podem surgir com ele:
Manchas marrons aparecem na superfície da folhagem . Estes são sinais de uma doença fúngica que aparece devido à umidade estagnada no substrato. Verifique o fundo da panela para drenagem e furos.
A folhagem fica escura . Rega muito fraca. É necessário rever o regime de irrigação.
Pragas . Cochonilhas, ácaros e pulgões costumam habitar esta videira.
Tipos de trepadeira Jade
A trepadeira Jade se destaca devido a sua enorme variedade de espécies. Além da Trepadeira Jade Azul (Strongylodon macrobotrys), existem outros tipos de Jade. Algumas são:

- Jade preta (Mucuna nigricans): esse tipo possui um formato mais arredondado e tem uma coloração exótica. Além disso, suas flores são mais cheias. Trepadeira muito rara e muito vigorosa, suas ramas ultrapassam 20 metros, aceitando bem a poda após sua florada.

- Jade vermelha (Mucuna bennettii): no caso da trepadeira Jade vermelha, seus cachos tem formato mais curvos. É uma trepadeira escandente, tropical, vigorosa e de florescimento espetacular. Elas podem alcançar até um metro de comprimento, com flores que vão se abrindo sucessivamente da base até a ponta.

- Jade amarela (Mucuna sloanei): apresenta uma floração com formato alongado em cachos pendentes com cor amarelo-ouro. Deve ser plantada em lugar definitivo prevendo suporte para que a planta cresça e possa se fixar no alto cerca de até 6 metros de altura para que possa pender para o solo. Quando cultivada em pergolados, qualquer altura acima de 3 metros é suficiente para a planta se auto fixar e florir.
Como usar a trepadeira Jade no paisagismo
A melhor maneira de usar a trepadeira Jade no paisagismo é sobre pergolados e estruturas altas.
Isso porque os cachos das flores crescem de modo pendente, revelando-se apenas quando estão apoiadas em superfícies altas e horizontais.
Com a trepadeira jade é possível criar lindos caminhos, trilhas e corredores, seja em forma de arco, seja em estruturas retas e lineares.

Áreas de descanso e relaxamento também ficam perfeitas quando cobertas pela trepadeira. Até mesmo garagens podem ser valorizadas com o uso da trepadeira jade.
Vale ainda lembrar que essas estruturas precisam ter uma altura mínima para que os cachos de flores possam esbanjar toda sua beleza sem atrapalhar o caminho de quem passa.