Ornamentais Plantas

Zamioculcas: Proteção e Prosperidade para o seu lar

Também conhecida como a planta do dinheiro, a zamioculca é uma suculenta que se tornou bastante popular, muito usada na porta de entrada das residências, isso por conta de sua fama de atrair prosperidade. Por ser uma planta resistente, ela é perfeita para aqueles que não tem muito tempo disponível ou conhecimentos em jardinagem.

A exuberante e resistente, Zamioculcas zamiifolia, é uma espécie exótica da família das Aráceas, originária da África tropical. Prosperam em qualquer lugar com apenas um mínimo de cuidado. Esta planta é capaz de sobreviver por meses sem água e crescerá bem em qualquer luz, exceto sob o sol direto.

Essa espécie também é muito valorizada por sua folhagem deslumbrante, que de tão verde e brilhante, se parecem com plantas artificiais.

Atributos especiais

  • Um ótimo purificador de ar interno, filtrando as toxinas transportadas pelo ar, como xileno, tolueno e benzeno.
  • Fácil de propagar por divisão ou corte de folhas.
  • Pode ser cultivado ao ar livre no verão ou durante o ano todo em climas mais quentes
  • Cresce a partir de rizomas grossos que armazenam água, reduzindo a necessidade de rega frequente.

Toxicidade

Todas as partes da planta são tóxicas se consumidas. Manter fora do alcance de crianças e animais de estimação. Use também luvas durante o manuseio para evitar irritações na pele.

A planta da fortuna

As Zamioculcas são muito usadas em decorações com Feng Shui por associar essa planta ao sucesso financeiro. Assim, ela passou a ser conhecida como árvore de dinheiro, em especial devido ao tom esverdeado vivo de suas folhas.

A tradição esotérica indica que a Zamioculca esteja na entrada dos espaços. Dessa forma, ela atrai sorte e proteção para o local em que estiver. O brilho de suas folhagens também oferece muita beleza para o ambiente.

Sendo assim, os principais significados dessa planta decorativa são: fortuna, prosperidade, ganhos financeiros, sorte e proteção. Além disso, suas folhas sempre verdes falam sobre resistência, vida e esperança.

Como cuidar bem das suas Zamioculcas

As Zamioculcas podem ser cultivadas em vasos, nos canteiros de jardins, podem ainda ser mantidas à meia sombra e até sombra plena.

O solo deve ser rico em matéria orgânica, bem drenado, mas úmido. Por isso, quando regar evite acumular água, cheque para ver se a drenagem está ocorrendo. O acúmulo de água no fundo do vaso pode resultar no amarelamento das folhas e apodrecimento das raízes, consequentemente na morte da planta.

Como regar

Em comparação a outras plantas, a necessidade de água das zamioculcas é bem menor. Portanto, se for uma planta de rua, sua preocupação maior será nos dias quentes e sem chuva. Sendo uma planta de vaso, cultivada dentro de casa ou varanda, observe o solo e regue antes de secar a terra.

Verão: 2 a 3 vezes na semana

Inverno: 1 vez por semana nos dias mais frios

Como fazer mudas de Zamioculca

Quando a zamioculca supera seu pote ou é grande o suficiente para dividir, é uma tarefa fácil. Levante a planta do vaso, separe cuidadosamente os rizomas e replante em vasos limpos com nova mistura de envasamento. 

Você também pode cultivar novas plantas a partir de cortes do caule. Plante mudas de caule com duas folhas em uma mistura de envasamento bem drenada, regue levemente e coloque as mudas em uma área quente onde recebam luz forte durante o dia. 

Regue-os ocasionalmente e seja paciente. A zamioculca cresce lentamente e pode levar vários meses até que a nova planta mostre qualquer sinal de enraizamento.

Planta de baixa manutenção

As zamioculcas também são perfeitas para quem não quer gastar muito com plantas, pois não necessitam de podas tão pouco de adubação química. Mas, a cada 3 meses, faça uma adubação com NPK 10-10-10 ou com húmus de minhoca para nutrir a planta. Isso já é o suficiente para ela crescer saudável.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.