Ornamentais Plantas

Barba de serpente: como cultivar essa folhagem asiática

Ophiopogon jaburan conhecida popularmente como barba de serpente é uma planta rasteira que está incluída na categoria de forrações. É muito usada no paisagismo, especialmente para delimitar caminhos e demarcar canteiros.

Nativa da China e Japão, a Barba de serpente é uma herbácea que pertence à família Asparagaceae, perene, rizomatosa e estolonífera de altura entre 30 e 45 cm. Suas folhas são estreitas, longas, coriáceas, espessas, recurvadas, surgindo da base da planta e formando tufos.

A forma típica é de cor verde escura, mas a forma mais difundida e de grande efeito decorativo é a variegada, de folhas com estrias branco-creme ou amarelo-pálido.

No verão, surgem inflorescências em espigas com flores pequenas na cor branca ou em tons de roxo, de importância secundária como fator ornamental. O frutos do tipo baga, oblongos e de cor que vai de violácea a azul.

Outra planta com o nome de barba de serpente pode ser encontrada no país. Trata-se da Liriope armeniacum, de inflorescências grandes na cor violeta. Sua folhagem de 20 a 25 cm de altura com folhas verdes entouceiradas.

Como Plantar a Barba de Serpente

É uma planta fácil de cultivar: aprecia solos bem drenados e locais ensolarados. Todavia é tolerante em canteiros que tenham sombras à tarde.

Tolerante a calor, seca e umidade durante os meses de maior índice pluviométrico ou regime de chuvas mais escasso. As regas podem ser regulares, quando regar o jardim.

O solo de cultivo é indiferente. No entanto um substrato enriquecido com abonos animais ajudará a produzir folhas mais bonitas.

Um exemplo é o adubo de aves bem curtido, cerca de 150 g/m2 e adubações de inverno com adubo granulado NPK formulação 10-10-10, cerca de 100 g/m linear.

Distanciamento Entre as Mudas

Para estabelecer as mudas, preparar o canteiro para plantio. Se for usada para bordas, plantar depois das outras plantas do canteiro. Observe um espaçamento de 25 cm entre mudas na linha.

A barba-de-serpente é usada como uma planta rasteira. Isto é, ela fica muito bem como planta de forração e cobertura vegetal ao redor de árvores ou palmeiras de tronco mais alto.

Para isso, usar o mesmo tipo de espaçamento, desencontrando as linhas para fechar bem os espaços.

Cuidados com a Barba de Serpente

Para uma melhor produção de folhas bonitas é conveniente retirar as espigas florais assim que forme emitidas. Corte com tesoura bem na base do pendão.

Durante o outono ou inverno, em regiões mais frias, poderá ocorrer folhas secas de cor castanha. Elas devem ser retiradas. A poda deve ser feita com tesoura de jardinagem, bem junto da base da planta, uma a uma.

Evitar o corte raso da touceira, que propicia um aspecto pouco ornamental. Também prejudica a planta, que gastará muita energia para a emissão de novas folhas.

Mudas e Propagação

Os frutos que produz são do tipo baga com envoltório seco. A propagação por sementes é viável, porém trabalhosa. A época de realizar esta tarefa é no outono, pois as flores ocorrem no verão.

Na casca há um composto fenólico que inibe a germinação da semente. Se houver interesse na produção por sementes deverá ser feita a estratificação dos frutinhos. Use areia úmida em ambiente de casa de vegetação ou dentro de casa onde há algum calor.

Tempo aproximado de 8 semanas. Depois retirar a casca e semear em composto orgânico. Deixe em local protegido até que tenha alguns centímetros de altura e possa ser manuseada.

Plante em recipientes do tipo vaso de cultivo. Saquinhos plásticos ou embalagens alternativas descartáveis podem servir. Somente levar para canteiro quando estiver com boa quantidade de folhas.

A propagação por separação de touceira é a mais utilizada. É melhor no outono ou melhor no meio do inverno, pois o período de crescimento é na primavera. Retire a muda do canteiro e separe com cuidado. Leve sempre pedaços do rizoma e folhas.

Plantar diretamente no canteiro ou em recipientes com composto orgânico. Manter a umidade do substrato pelos próximos dias. É uma forma muito em conta de preencher espaços vazios na borda do canteiro ou levar mudas para outros espaços no jardim.

Doenças e Pragas Mais Comuns na Barba de Serpente

Alguns problemas podem acontecer para esta planta, tal como antracnose nos talos das folhas.

Fungo Pythium atacam os rizomas. Ele pode se desenvolver a partir de substratos contaminados e ambiente muito úmido no canteiro.

Retirar e eliminar as mudas com este problema.

Cochonilhas também podem atacar as folhas, mas não é muito comum. Já lesmas e caramujos escondem-se entre as touceiras. Eles podem consumir as folhas ou atacar plantas vizinhas, mais palatáveis.

Paisagismo e Uso Decorativo

Em jardins é usada em grupos formando maciços, como forrações de solo, bordaduras de canteiros, demarcando caminhos, também em vasos e jardineiras, tanto solitárias como fazendo composição com outras flores.

As espigas com os frutos arroxeados são usados para compor arranjos florais.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.